Câmara técnica é criada para revisar e regulamentar Lei do Silêncio

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMMA), por sugestão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), aprovou a criação da Câmara Técnica Especializada Provisória de Poluição Sonora para revisar e regulamentar a Lei Municipal n.º 3.543, de 26/12/2011, mais conhecida como a Lei do Silêncio.
A câmara técnica conta com a participação de representantes da Prefeitura de Aracruz, sociedade civil organizada, polícias civil e militar, representantes de empresas e comércios, além de conselheiros do COMMA.
O prazo para conclusão dos trabalhos e de existência da câmara técnica é de três meses a contar da publicação da resolução, podendo, caso necessário, o referido prazo ser prorrogado por igual período.
A Lei do Silêncio, aprovada em 2011, será ajustada para melhorar enquadramento de infrações e também para atender situações específicas de poluição sonora. Aproximadamente 40% das denúncias protocoladas na Semam são relacionadas a transtornos causados pelo indevido uso de equipamentos de som e instrumentos musicais.
A regulamentação da lei prevê suspensão de atividades, apreensão de materiais e multa a infratores dentre outras sanções cabíveis. Com ela também será possível implantar os programas do Disque-Silêncio e do Alvará de Utilização Sonora.
Por meio do Disque-Silêncio, os moradores poderão denunciar abusos sonoros 24 horas por dia. Para isso, a gerência de fiscalização ambiental terá uma nova estrutura para atender as demandas em parceria com os órgãos de fiscalização e as policias militar e civil.
Atualmente, a Semam realiza vistorias, juntamente com a fiscalização de posturas e polícia militar, em estabelecimentos que utilizam som mecânico e/ou música ao vivo para minimizar os problemas gerados pelos altos decibéis.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Karina Cometti
Tel.(27) 3296-4067
E-mail: comunicacao@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana
- Ritmo e Movimento: Prefeitura oferece aulas gratuitas de Too Dance na Praça da Paz
- Esporte realiza Festival Solidário de Basquete neste sábado (10) na Praça da Paz
- Inovação e inclusão: kits do Lego Braille Bricks chegam em Aracruz para atender estudantes com baixa visão e cegueira
- Enxertia de Cacau é tema de curso oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 69ª Chamada
- Programa Saúde na Escola: crianças do Cmei Donatila Coutinho participam de conversa sobre prevenção da violência e exploração sexual infantil