Prefeito Marcelo Coelho assina Protocolo de Intenções para construção da ETE em Aracruz

Na manhã desta quarta-feira (7/5), o prefeito Marcelo Coelho juntamente com seu secretariado e representantes do SAAE Aracruz, receberam no auditório do Cisa, empreendedores para a assinatura do protocolo de Intenções com o intuito de se construir uma estação de tratamento de esgoto (ETE) na Bacia do Rio Piranema, que envolve a área norte da sede do município.
A reunião teve início com o Secretário de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira, explicando o momento e motivo da assinatura desse protocolo. “Estamos em uma fase inicial com várias discussões ainda a serem feitas. Trouxemos uma equipe técnica que teve a competência de elaborar esse projeto para chegarmos nos números que iremos apresentar. Por isso é importante finalizarmos esse processo, pois como a cidade vem em um crescente desenvolvimento, há uma demanda natural que exige soluções que não são usadas normalmente”, comenta.
Posteriormente, o sub-secretário de Meio Ambiente, Giuliano Negreli Martins, apresentou os detalhes do protocolo, que vem objetivar e definir os participantes da iniciativa de parceria entre instituições públicas, privadas e a responsabilidade de cada um deles na busca de uma solução para o tratamento e a destinação final dos esgotos.
Vantagens
Foi apresentado as vantagens dessa solução conjunta, entre elas, se encontra a redução de custo de implantação com a preparação do terreno, fundações econômicas de materiais com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) mais eficiente que atenda os corpos hídricos Classe III, ou seja, com 98% de eficiência, ante uma classe II, com 99% de eficiência.
Uma outra vantagem é a disponibilização da área pela prefeitura, equivalente a oito mil metros quadrados, que oferece condições para a implantação da ETE, assim como a agilidade no processo de aprovação do projeto e outorga.
Contrapartida
Uma outra questão levantada foi a contrapartida tanto pelo poder público quanto pelos empreendedores. No poder público cabe a reflexão para chegar a um consenso entre a própria administração e os empreendedores; a obtenção de outorga para o córrego Piranema Classe III; disponibilização da área; obtenção da licença ambiental junto ao Iema e a implantação das coletoras principais 2, 2A, 3, 4 e 5.
Já para o lado dos empreendedores, existe a contratação de projeto executivo para a ETE Piracema; implantação de coletoras principais 1 e 1A e implantação da ETE para 65 litros por segundo, o que equivale a 50% da cobertura de esgoto tratado, com 98% de eficiência.
O prefeito Marcelo Coelho acompanhou toda a apresentação e se sentiu bastante confiante com o que viu. “Hoje nós tivemos uma verdadeira aula sobre nossa realidade para a implantação do tratamento de esgoto. Quero agradecer a todos os empreendedores que aqui se dispuseram a comparecer e tiveram a sensibilidade de perceber a importância desse empreendimento”, ressalta.
Marcelo também acredita que com o compartilhamento de ideias, todos poderão inovar para cumprir os critérios, pois, a previsão é que surjam outros quatro mil novos lotes ou unidades habitacionais, aumentando em aproximadamente 20 mil a população.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Tel. (27) 3296-4045
E-mail: comunicacao@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais