Danças, dramatizações e muita leitura marcam a realização do 2º Café Literário
Na manhã desta quarta-feira (30/4), o estacionamento da Secretaria de Educação foi “palco” do 2º Café Literário, uma das ações do projeto institucional "Comunidade de Leitores". A secretária interina de Educação, Acácia Gleci do Amaral, fez a abertura do evento e comentou sobre o projeto.
“Esse trabalho teve início em 2012 consolidando-se e ampliando suas ações que têm como objetivo fomentar a leitura nas escolas e na comunidade em geral. Desde então, estamos formalizando parcerias importantes com instituições, como o Grupo Votorantim, que vem contribuindo para a disseminação de práticas da leitura”, comenta.
Ainda segundo Acácia, o Café Literário ajuda neste fortalecimento da leitura nos diferentes tempos e espaços de atuação dos cidadãos. “Nossa intenção é envolver a comunidade nas ações realizadas pelo projeto para tornar nosso município uma comunidade de leitores, sendo que atualmente essas ações já ultrapassaram os muros das escolas, transformando Aracruz em uma cidade educadora”, disse.
Uma prova dos resultados que vem surgindo, é que o "Comunidade de Leitores" foi credenciado para ser inscrito, em conjunto com a Parceria Votorantim Pela Educação (PVE), no XII Congresso Internacional “Cidades Educadoras”, que será realizado em novembro deste ano em Barcelona, Espanha.
Apresentações
Durante as apresentações, foram realizadas citações de poemas, leituras de textos, danças e dramatizações. As professoras Viviane Reis e Alzira Spinassé, Coordenadoras do “Comunidade de Leitores”, fizeram, de modo alternado, a leitura do texto "A Arte de Ser Feliz", de Cecília Meireles, que será homenageada no próximo "Festival Literário", com previsão de ser realizado em setembro.
Após a leitura do texto, foi a vez do radialista Gabriel Felipe recitar um poema de Luiza Seixas, e outros dois de sua própria autoria: “Estado Santo”, onde ele retrata suas saudades do estado e da capital Vitória, após morar na Europa e “Autor Desconhecido”, uma crítica social à falta de reconhecimento de vários outros artistas como escritores, pintores e poetas.
Em seguida foi a vez dos alunos da Escola Zilca Nunes Vieira Bermudes, com o “Grupo ExpressArte”, que por meio de dramatização e dança representaram a importância da prática da leitura.
Para finalizar, em homenagem ao Dia do Trabalhador, comemorado nesta quinta-feira, (1/5), um outro poema foi recitado, “O Operário em Construção”, de Vinícius de Morais, que descreve o trabalho como base da vida humana. Posteriormente, um Café foi servido a todos que participaram do evento.
CLIQUE AQUI E CONFIRA MAIS IMAGENS DO 2º CAFÉ LITERÁRIO
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Tel. (27) 3296-4045
E-mail: comunicacao@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais