Enfermeiros do PSF fazem curso sobre a Rede Cegonha

Com o objetivo de qualificar os profissionais responsáveis pelo atendimento às mulheres durante a gravidez e o parto, a Secretaria Municipal de Saúde vai capacitar 31 enfermeiros do Programa de Saúde da Família (PSF) sobre a Rede Cegonha. Quem ministra o curso é a técnica do Ministério da Saúde, Wânia Trindade, no auditório do Cisa de 9h às 16h.
De acordo com a organizadora do curso, a enfermeira de Referência da Saúde da Mulher, Sheila da Penha, a intenção é atualizar a equipe do PSF sobre as técnicas e avanços da prática do Pré-natal para proporcionar um atendimento mais humanizado às gestantes de Aracruz. “Queremos capacitar cada vez mais nosso corpo técnico para que isso se reflita em atendimento de excelência”, comentou Sheila.
A secretária Municipal de Saúde, Nalva Amorim, informou que a promoção do atendimento básico é uma das prioridades de sua gestão e no caso das gestantes não é diferente. Segundo ela, estão sendo feitos vários investimentos na área para garantir um atendimento eficiente para todas as futuras mães.
Ela conta que na Maternidade São Camilo, considerado um centro de referência para partos normais, são feitos 130 por mês e o atendimento acontece em regime de plantão 24 horas, nos sete dias da semana, sendo um pediatra e dois obstetras no período do dia e um pediatra e um obstetra no turno da noite. Nalva acrescenta que na Unidade de Saúde do Vila Rica existe um atendimento diferenciado para as gestantes de alto risco, como as adolescentes e as diabéticas.
“É necessário capacitar nossos profissionais para que haja um acompanhamento cada vez mais humanizado da gestante”, explicou Nalva. Segundo ela, existem uma série de protocolos para que as gestantes vão aos postos precocemente antes do parto e façam pelo menos sete consultas ou mais no período de gestação e no último mês uma consulta por semana.
A secretária exemplifica a importância do pré-natal no caso das gestantes portadoras de HIV. “Quanto antes iniciarmos o tratamento mais chance há de o bebê não contrair a doença”, contou. Nalva fala da necessidade de conscientizar todas as mulheres da relevância desse exame e para isso nada melhor do que continuar investindo na capacitação do corpo técnico da Secretaria.
Rede Cegonha
Lançado em março de 2011 pelo Governo Federal, a Rede Cegonha é um programa que visa garantir atendimento a todas as brasileiras pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde a confirmação da gestação até os dois primeiros anos de vida do bebê.
Conforme as diretrizes gerais e operacionais do projeto, deve ser assegurado às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada durante a gravidez, o parto e o pós-parto, e às crianças o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis.
A partir da confirmação, ficam garantidas pelo menos seis consultas médicas, além de uma série de exames clínicos e laboratoriais. Sobre o local onde será realizado o parto, a gestante será vinculada desde o pré-natal à maternidade onde será realizado o parto.
A Rede Cegonha prevê ainda a qualificação dos profissionais de saúde responsáveis pelo atendimento às mulheres durante a gravidez, parto e puerpério, bem como a criação de estruturas de assistência, como a Casa da Gestante e a Casa do Bebê, e os Centros de Parto Normal, que funcionarão em conjunto com a maternidade para humanizar o nascimento.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Marcelo Rebelo
Tel.(27) 3296-4045
E-mail: comunicacao@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais