Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho realiza Oficina de Alinhamento das Políticas SUAS e SINASE
Nesta quinta-feira (10), das 9h às 17h, o auditório da Escola Placidino Passos sediará a Oficina de Alinhamento das Políticas do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). O evento é uma realização do Centro de Referências Especializado da Assistência Social (Creas) da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds). Trata-se de uma parceria entre o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Seahd) e o município de Aracruz.
O Suas é uma política pública do direito do cidadão, que dá ao Estado o dever integrante da Seguridade Social junto com saúde e previdência social organizada em sistema descentralizado e participativo. Já o Sinase é uma política pública social de implementação do atendimento das medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Ela deve ser entendida como uma política pública social de inclusão do adolescente em conflito com a lei no direito à dignidade humana.
Essa Oficina vem com o propósito de desenvolver no âmbito municipal, ações de caráter interativo, formativo e informativo, buscando aprimorar e qualificar a intervenção técnica e gerencial a partir de uma visão articulada e integrada, com alinhamento conceitual das Políticas do Suas e Sinase.
Esse alinhamento de conceitos vem para favorecer o atendimento aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas (Meio Aberto, Fechado) e famílias de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em Meio Aberto, Fechado e Egressos.
O encontro é direcionado aos profissionais do Creas, Cras e dos programas das Medidas Socioeducativas (MSE) em Meio Aberto (Prestação de serviços comunitários e liberdade assistida) dos município de Aracruz, Colatina, Linhares, Pinheiros e São Mateus. Para participar, basta os interessados comparecerem ao local.
As MSE são sanções oriundas do Poder Judiciário ao adolescente autor de ato infracional após sua regular apuração e guardadas todas as garantias processuais de ordem constitucional, notadamente o direito ao contraditório e à ampla defesa (acrescidas da condição própria do adolescente, qual seja, sua peculiar situação de desenvolvimento).
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Tel. (27) 3296-4567
E-mail: comunicacao@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná