Secretaria de Educação realiza o 1º Encontro de Formação do PNAIC

Neste próximo sábado (29/3), 167 professores alfabetizadores dos anos iniciais (1º ao 3º ano) e pedagogos da rede municipal de Aracruz, participam do 1º Encontro de Formação do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).
O Encontro que será realizado no auditório da escola Placidino Passos das 8h às 12h, vem com o objetivo de formar os professores alfabetizadores da rede municipal para garantir aos alunos o direito à aprendizagem e assim, alfabetizá-los até os oito anos de idade.
A formação dará ênfase na alfabetização matemática e aprofundamento em alguns conteúdos de linguagem. Em 2013, ano em que iniciou-se o programa, a abordagem foi alfabetização e linguagem.
A programação constará de palestras com a professora Marineusa Soares Pimentel Ribeiro, que irá abordar “Os Saberes Matemáticos: Contextos e Conexões para uma Aprendizagem Significativa”. Já a palestra da professora Penha Casotti Flores terá como tema “O ensino da Matemática: Em Ritmo de Jogos e Brincadeiras”.
Dando sequência, os participantes se reunirão com os professores orientadores em sete grupos para aprofundamento dos temas. Para a coordenadora municipal do Pnaic, Raldinéia Marim Sarmenghi, “o encontro promove a troca de experiências e maior integração entre os profissionais, além da valorização do professor. Ele também estimula o repensar da prática na sala de aula”, explica.
Os professores orientadores são: Daniele Fagundes Felipe Cuzzuol e Vilma Pacheco dos Santos, formadoras do 1º ano; Karina Faustini Campana e Eliana Bianchi Loureiro Gomes, do 2º ano; e Paola Cometti Forechi, Simone Mantovaneli e Daniela Reis de Jesus, formadoras do 3º ano. A coordenação geral e certificação é da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
O PNAIC
O PNAIC foi lançado em novembro do ano passado pela presidenta Dilma Rousseff e está em sintonia com a meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). Ele assegura que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. É o maior programa de alfabetização do Governo Federal em parceria com os municípios. No Espírito Santo todas as 78 cidades aderiram a este pacto. Em Aracruz, são quase quatro mil alunos beneficiados pelo programa.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Tel. (27) 3296-4567
E-mail: rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino têm motivação extra para ingressarem no Ifes com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)
- Caminhada celebra a vida e fortalece vínculos na Semana da Pessoa Idosa em Aracruz
- Macrodrenagem da Grande Bela Vista: prefeitura entrega maior obra do município
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a setembro
- Atenção, pais! Provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) acontecem do dia 20 a 31 de outubro
- Saúde promove programação especial para conscientizar mulheres no Outubro Rosa
- PDM: adiada a reunião do fórum que aconteceria nesta quinta-feira (02), em Guaraná
- Desenvolvimento Social: Chamada Emergencial do Processo Seletivo n.º 001/2023
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 87ª Chamada
- Aracruz sedia o Encontro do Núcleo Regional do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Nupaes) e Sistemática de Acompanhamento e Avaliação de Resultados (SAAR N3)