Unidades de Saúde adotam esquema especial para atender aos veranistas
A Secretaria Municipal de Saúde adotou medidas para que moradores e visitantes dos balneários de Aracruz aproveitem o verão com mais tranquilidade e segurança. Ela implementou dois plantões médicos nas Unidades Básicas de Saúde de Barra do Sahy e em Santa Cruz (em dias de shows nacionais). As Unidades estão equipadas para atender a todos os serviços emergenciais, além de possuírem médico plantonista, enfermeiro, técnico de enfermagem, recepcionista e serviço de remoção.
Além dessas Unidades também o Pronto Atendimento de Barra do Riacho possui plantão médico e de enfermagem de 7h às 19h diariamente de segunda-feira a domingo para atendimento às urgências e emergências da orla.
Esses plantões estão funcionando desde o dia (31/12) e vão até o carnaval. Em Barra do Sahy, a Unidade funciona a partir das 19h, de sexta-feira e vai até às 19h do domingo. Em Santa Cruz ela opera nos dias em que ocorrem shows nacionais. Isso tem trazido mais tranquilidade e segurança para os veranistas, como explica a vendedora de Governador Valadares, Vânia Azevedo, de férias em Barra do Sahy com a família.
“É importante saber que existe um posto de saúde funcionando 24h durante todo o fim de semana, pois isso traz tranquilidade para quem tem família e principalmente filhos pequenos”, explicou Vânia.
A secretária Municipal de Saúde, Nalva Bernadete, explicou que a época de férias é responsável por um aumento do fluxo de pessoas aos balneários e consequentemente há um incremento de doenças relacionadas ao período, como intoxicações, alergias, gastroenterites, infecções e ferimentos corto-contusos. Daí a necessidade de reforçar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.
“Nos estruturamos para garantir a segurança e a saúde dos veranistas com o que há de mais moderno nas duas Unidades”, garantiu Nalva. Ela explicou que nos postos foram montados um setor de emergências completo, com cinco leitos e apto a tratar, desde pequenas suturas até casos de infarto.
“Caso apareçam situações mais graves, montamos um serviço de remoção com ambulâncias para agir imediatamente”, afirmou a secretária Nalva. Segundo a secretária, estas duas Unidades de Saúde são as que mais absorvem o fluxo de turistas neste período, daí a importância de se equipá-los e montar os plantões.
De acordo com a subsecretária Municipal de Saúde, Roseani Scarpatti, a movimentação das duas Unidades tem sido alta. Do dia (31/12) até (18/01) foram registrados 307 procedimentos ao todo, entre suturas, aplicação de glicose, entre outros. Além disso, foram contabilizados também 272 consultas médicas. Ela informou que os casos mais comuns são os de embriagues entre os jovens e de infecção intestinal.
Prevenir é o melhor remédio
Verão é época de diversão, praia, piscina e possíveis problemas de saúde. As férias, se aproveitadas sem os devidos cuidados, podem provocar doenças. Em geral, a principal orientação dos médicos é ter cuidado com a alimentação. Alimentos gordurosos, frituras e carnes vermelhas podem fazer mal. Dê preferência a saladas, frutas e beba muita água.
Evite ainda expor-se ao sol entre 11h e 15h, use protetor solar e mantenha-se dentro das barracas. Não use álcool de maneira excessiva e não como em locais duvidosos.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Marcelo Rebelo
Tel.(27) 3296-4567
E-mail: mrebelo@aracruz.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Aracruz, a porta de entrada de importação e geração de empregos
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano promove conferência de política nacional sobre desenvolvimento urbano
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50