Alunos recebem certificado de formatura do curso Bombeiros do Futuro

Cerca de 240 alunos das escolas municipais participaram da formatura do projeto social Bombeiros do Futuro em Aracruz. A solenidade contou com a presença da banda júnior da PM de Vitória e ocorreu na última segunda-feira (16/12), às 18h, na 1ª Igreja Batista em Aracruz (Pibara). O projeto atende crianças e adolescentes com idades entre 10 e 15 anos e tem o objetivo de fortalecer a cidadania por meio da educação.
O secretário Municipal de Educação, Saulo Meirelles, taxou o projeto de inovador e disse que os jovens formandos estão no caminho certo. Segundo ele, os participantes terão muitos desafios pela frente, mas uma etapa importante foi cumprida. “Vocês aprenderam que a felicidade se conquista com ética e muito trabalho.
O prefeito Marcelo Coelho elogiou o projeto pelos bons valores nele contidos. “É uma iniciativa importante para termos uma sociedade melhor e isso será feito por meio da educação”, disse. Ele ainda ressaltou a importância da família no processo educacional dos jovens.
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Edmilton Ribeiro Aguiar, lembrou que o projeto nasceu em 2004 e vem cumprindo um papel importante para tirar os jovens da criminalidade. “Por meio dele estamos resgatando crianças em situação de risco social e integrando-as por meio da educação e valores éticos”, explicou.
As aulas foram realizadas de segunda a sexta-feira no contra turno das aulas. Os jovens participaram de atividades que ensinaram cidadania e noções de primeiros socorros, combate a incêndio, prevenção de acidentes no lar, consumo racional de energia elétrica e educação ambiental. Além do uniforme e da alimentação dada pelo corpo de bombeiros, os participantes foram transportados pela prefeitura.
Outro ponto importante do projeto é que os alunos recebem amparo psicopedagógico com a finalidade de afastá-los da rua, durante o tempo em que ficam sem educação útil. A intenção da iniciativa é acolher os jovens pelo poder público e dificultar o aliciamento dele por parte do crime e da más influências da rua.
Essa primeira turma começou as aulas em agosto e dela participaram 240 alunos de oito escolas: Ezequiel Fraga Rocha, José Marcos Rampinelli, Maria Luísa Devens, Zilca Vieira, Eurípedes Loureuro, Honório Nunes, Zenilha Ribeiro e Álvaro Souza. A previsão é quem em 2014, cerca de 500 alunos participem do Projeto.
Clique aqui e veja as fotos do evento.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Marcelo Rebelo
Tel.(27) 3296-4567
E-mail: mrebelo@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Festa Cultural: Sabores da Roça” reúne famílias no Cmei Francisca Rocha Ribeiro
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos