Educadores de Aracruz participam do 2º Encontro de Formação do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC
A Secretaria de Educação (Semed) realizou nesta segunda-feira (25/11), às 18h, no auditório da EMEF Placidino Passos, o 2º Encontro de Formação do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Um primeiro encontro já havia sido realizado no dia (9/11). Eles vêm com o objetivo de formar os professores alfabetizadores da rede municipal para garantir aos alunos o direito à aprendizagem.
Os 160 professores que participaram desses encontros de formação foram orientados por sete instrutores. Eles também receberam uma bolsa como incentivo para estudo no valor de 200 reais. Cerca de 3.900 alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental estão sendo beneficiados.
Nesse segundo encontro, o professor Antônio Moreira, graduado em música pela Ufes e com ampla vivência musical e teatral, deu uma palestra com o tema “A literatura e a música na sala de aula”. Ele também é compositor e leciona em escolas da educação infantil.
Depois foi a vez dos relatos de experiência de professores alfabetizadores cursistas da formação do Pnaic. Ao todo foram 19 relatos envolvendo 37 professores que contaram suas experiências / projetos. Eles foram divididos em sete salas de aula sendo coordenados pelos orientadores de estudo para proporcionar aos demais colegas de profissão, novas aprendizagens no campo da alfabetização.
Segundo a pedagoga Raldinéia Marim Sarmenghi, coordenadora municipal do PNAIC, os relatos de experiência tratam da importância do trabalho da leitura, oralidade e produção textual. “Esta é mais uma oportunidade para os educadores refletirem sobre a proposta de trabalho na alfabetização, oportunizando a troca de experiências significativas realizadas nas sala aula, por meio da interação entre os cursistas que relatam suas experiências, tornando a escola um espaço propício à aprendizagem de todos”, comenta.
O PNAIC
O PNAIC foi lançado em novembro do ano passado pela presidenta Dilma Rousseff e está em sintonia com a meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). Ele assegura que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. É o maior programa de alfabetização do Governo Federal em parceria com os municípios. No Espírito Santo todas as 78 cidades aderiram a este pacto.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Tel. (27) 3296-4567
E-mail: rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana