Alunos de Aracruz recebem certificados de formatura do curso de Educação de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)

Alunos das escolas municipais de ensino fundamental Eurípedes Nunes Loureiro, Placidino Passos, Marechal Costa e Silva, CMEB Maria Luiza Devens, Honório Nunes de Jesus e Escola Sesc, receberam certificados de formatura do curso de Educação de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
A formatura é resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal de Aracruz e a Polícia Militar do Espírito Santo, dentro das ações de segurança pública que atuam na prevenção ao uso de drogas por crianças e adolescentes. O programa, voltado para alunos do Ensino Fundamental, do 5º ano, compreende uma ação conjunta entre o policial militar capacitado, educadores, pais e comunidades, com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade de crianças e adolescentes e, por consequência, o uso indevido de drogas, além de estabelecer uma relação de confiança entre as partes. No curso, os alunos aprendem estratégias preventivas e são alertados sobre as consequências do uso de drogas para a saúde e a segurança.
O evento, realizado na sede da Igreja Bastista de Aracruz, contou com a presença da banda da Polícia Militar do Espírito Santo, pais dos alunos, convidados e autoridades do município. A presença do Mascote do Proerd, o “Leão Darem”, chamou a atenção de todos e agitou os formandos e as crianças presentes.
Durante a cerimônia, foi realizada a entrega simbólica de uma medalha. Cada estudante recebeu um certificado de conclusão. Eles fizeram o juramento “Enquanto viver, viva o Proerd”, leram redações sobre o tema e cantaram o Hino do Proerd. Para finalizar, o Soldado Gabriel cantou uma canção especial para homenagear os alunos.
O secretário de Educação Saulo Meirelles, pontuou sobre a importância da presença dos pais junto aos filhos e que o segredo do comportamento e da disciplina depende da família. Já o presidente da Câmara de Vereadores, Erick Musso, destacou que as crianças são o futuro do amanhã. “Um programa educacional como o Proerd é muito importante para o município. Existem duas vertentes: uma é plantar no coração das crianças um sentimento que é um caminho sem volta, uma estrada com fim trágico e, a outra, é ensinar o caminho da Palavra de Deus. E o poder público tem um papel importante nesse processo de formação.”
O prefeito de Aracruz Marcelo Coelho elogiou o trabalho da Polícia Militar em parceria com a Educação do município. “Fico muito feliz em apoiarmos ações como esta, porque temos a certeza que é um programa importante para a sociedade”, salientou o prefeito. “Precisamos da união de todos para fazer este município melhor. O professor tem a função de repassar conhecimento, mas é fundamental a participação das famílias na formação da conduta de nossas crianças e nossos jovens. Nesse sentido, o Proerd, é uma parceira importante”, concluiu.
O soldado Gabriel, informou que a partir de 2014 o programa será estendido aos alunos do 7º ano e aos pais, que aprenderão conversar sobre drogas com os filhos e entenderão sobre os tipos de drogas existentes, de forma didática, por meio de vídeos, apostilas e fotos.
A professora do CMEB Maria Luiz Devens, Edna dos Santos Soares Pereira, informou que foi muito importante para o aprendizado das crianças a presença do policial na sala de aula, pois os ensinamentos dados por ele é com propriedade, pois eles vivem isso no dia a dia. “O policial virou um amigo da escola”, declarou ela.
Para a aluna do Sesc, Júlia Christ Araújo Rocha, o curso trouxe um aprendizado sobre os tipos de drogas e as doenças causadas, como o câncer. “Os ensinamentos do Soldado Gabriel vão me ajudar a ter um futuro melhor sem drogas e sem violência.”
Secretaria Municipal de Comunicação
Carla Guimarães
cdutra@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz promove Conferência e contribui para construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
- Desenvolvimento Social realiza entrega de materiais permanentes ao Recanto Feliz, em Guaraná
- Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora