Balneabilidade das praias de Aracruz

O Espírito Santo possui as maiores concentrações urbanas e atividades econômicas na região costeira, sendo caracterizada por ambientes sensíveis, como praias arenosas, costões rochosos, enseadas, estuários e baías, compondo uma área de grande potencial turístico. No município de Aracruz, essa realidade não é diferente.
Além de atração para os turistas, a utilização das praias como área de lazer é uma das principais formas de recreação nos centros urbanos litorâneos. Assim, conservar a praia mantendo-a em condições próprias para recreação e informar aos banhistas sobre as condições de balneabilidade (ou seja, condições para o banho) no menor intervalo de tempo possível, tem sido uma das preocupações da Secretaria de Estado para Assuntos do Meio Ambiente e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), além da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Aracruz.
Para avaliação da balneabilidade, é necessária a análise das amostras de água coletadas nas praias estudadas. O resultado destas análises é comparado a valores-padrão já determinados, possibilitando a identificação das condições favoráveis ou não de banho em um determinado local. Para isto, a Resolução do CONAMA n° 274/2000 estabelece classes de balneabilidade para melhor orientação dos usuários: excelente, muito boa, satisfatória e imprópria.
O parâmetro básico que indica a balneabilidade da praia, em termos sanitários, na maioria dos países do mundo, é a densidade de coliformes termotolerantes (bactérias) na água.
A rede de monitoramento do Iema está distribuída por todo o litoral do Estado do Espírito Santo, abrangendo um total de 46 praias em todos os municípios costeiros, compondo 71 pontos, dentre estes, alguns mais interiores, como em regiões de desembocaduras, rios e lagoas.
Em Aracruz, sete pontos ao longo da orla do município estão sendo monitorados nas praias de Barra do Sahy, Mar Azul, Coqueiral e Santa Cruz.
Confira aqui a qualidade das praias de Aracruz
Fonte: Secretaria de Estado para Assuntos do Meio Ambiente e Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Secretaria de Comunicação de Aracruz
Mayara Alvarenga
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade