Projeto “Ler, cantar e encantar-se com Vinícius de Moraes” será apresentado às famílias dos alunos da CMEB Álvaro Souza

Nesta quinta-feira (12/9), os alunos do colégio Álvaro Souza, em Vila do Riacho, mostrarão a seus familiares várias exposições referentes à culminância do projeto “Ler, cantar e encantar-se com Vinícius de Moraes”, da educação infantil. São trabalhos realizados em sala de aula, por meio de oficinas, além de apresentações com recitais de poesias, coreografias e músicas.
As apresentações acontecem no auditório da escola em dois horários: no matutino, a partir das 8h e no vespertino, às 13h30, porém as crianças entrarão no horário normal das aulas.
Este projeto é uma homenagem do Colégio Álvaro Souza ao centenário de Vinícius de Morais, que acontecerá em outubro. Ele está em desenvolvimento desde o início do ano, dando continuidade ao trabalho de um outro projeto da Secretaria de Educação chamado “Família de leitores”.
De acordo com a diretora da escola, Suely Vianna Gonçalves, o Família de Leitores é desenvolvido em toda rede municipal há dois anos, com o uso de poesia, músicas e oficinas nas salas de aula. “Seu objetivo é fazer com que os pais se sintam mais incentivados a lerem com seus filhos, criando assim um costume de leitura entre a família”, comenta.
Para Suely, como neste ano comemora-se o centenário de Vinícius de Morais, a escola resolveu usar o tema homenageando-o e trabalhando no incentivo à leitura. “As crianças posteriormente relatam aos professores como foi o momento de leitura com seus pais, estimulando assim, um maior desejo por este hábito tão importante”.
Vinícius de Morais
Vinicius de Moraes nasceu em 19/10/1913, no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro. Foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro. Era essencialmente lírico, o que lhe rendeu a alcunha "poetinha", que lhe teria sido atribuído por Tom Jobim.
No campo musical, o “poetinha”, como era chamado, teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powel, João Gilberto,Chico Buarque e Carlos Lyra.
Vinicius de Moraes faleceu no dia 9 de julho de 1980. No dia anterior, o poeta estava com o parceiro e amigo Toquinho, onde acertavam os últimos detalhes do 2º volume do álbum "Arca de Noé", lançado em 1981.
Outras informações:
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz Renato Lana
rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” leva encantamento e experiência a crianças do Cmei Chapeuzinho Vermelho
- Ritmo acelerado: Obra de reconstrução do pavimento Praia Formosa
- Mais saúde e proteção: vacinação contra a gripe já começou nas escolas da rede municipal
- Dia do Gari: os heróis silenciosos das nossas cidades
- Lar da Esperança: lugar com a missão de reconstruir vidas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol de Base 2025
- Processo Seletivo Simplificado nº 005/2023: Educação divulga a 7ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Maio Laranja: escolas de Guaraná realizam grande caminhada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 70ª Chamada
- Educação que acolhe e transforma: Salas de Recurso Multifuncional ampliam atendimento inclusivo e humanizado