Secretaria de Habitação e Defesa Civil de Aracruz lança projeto Comunidade Sempre Alerta
Preocupada em criar ações preventivas e destacar a importância dos moradores que vivem em áreas de riscos serem agentes fiscalizadores na sua comunidade, a Secretaria de Habitação e Defesa Civil, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, lançará nesta quarta-feira (11/9), o Projeto Comunidade Sempre Alerta, no Cras do bairro Itaputera, às 18h30. No primeiro momento, o projeto será desenvolvido nas localidades de Santa Luzia e Nova Esperança, áreas que requer mais atenção nos períodos de chuva.
A reunião será direcionada às lideranças comunitárias e religiosas, comerciantes, Poder Legislativo e Executivo, Grupo de Escoteiros, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros. O objetivo é ressaltar os problemas encontrados nas áreas de risco, além de definir e coordenar atividades, como mutirões, por exemplo, necessários para minimizar ou extinguir impactos durante os períodos de muitas chuvas. As ações definidas na reunião deverão contar com a ajuda de voluntários das comunidades e da sociedade civil organizada.
De acordo com coordenador de Defesa Civil, Marcelo Vilastre Minto, pequenas intervenções podem transformar a realidade de uma área de risco. “Procedimentos que vão desde a eliminação de plantas, como a bananeira, em locais de encostas; eliminação de vazamentos; canalização correta das águas para evitar a erosão no solo; jogar lixo e entulhos em locais apropriados, podem evitar agravantes em deslizamentos ou desmoronamentos”, disse o coordenador, que junto ao 1º Sargento Scopel, da 2ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar, abordarão o tema “Vulnerabilidade do ambiente e a necessidade de pequenas intervenções que fazem a diferença”.
O Projeto Comunidade Sempre Alerta será desenvolvido nas demais áreas que eventualmente tiverem necessidade de intervenção.
Mais informações
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Assessoria de Imprensa
Valda Ravani
vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Governo do Estado e Prefeitura de Aracruz inauguram a Barragem do Piraquê-Açu
- Desenvolvimento Social publica Edital do Programa Compra Direta de Alimentos
- Ordem de Serviço marca início da Regularização Fundiária em Vila do Riacho
- Saúde Bucal: Unidades Odontológicas Móveis levam atendimento em comunidades do interior
- 1ª Formação da Equipe Psicossocial (PAS) em 2026 debate a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ)
- Barragem do Piraquê-Açu será inaugurada neste sábado (6) e reforça a segurança hídrica de Aracruz
- Atenção Servidores Efetivos: Prazo para o recadastramento até 30 de junho
- 22ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a março
- Produtores rurais têm até 30 de junho para atualizar cadastro de rebanhos junto ao Idaf