Ações de combate à dengue são intensificadas em Aracruz

Publicado em: 15 de fevereiro de 2013
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Ações de combate à dengue são intensificadas em Aracruz

Nesta sexta-feira (15), a Prefeitura de Aracruz se reuniu mais uma vez com o Comitê Municipal de Controle da Dengue para o acompanhamento das metas e ações de combate ao mosquito, desenvolvidas no município. O encontro foi realizado na sala de reuniões da Secretaria de Saúde e contou com a presença de fiscais, servidores municipais e representantes da sociedade civil organizada.

O prefeitura permanece vigilante no controle e combate à doença, uma vez que 75 casos de infestação do mosquito transmissor foram notificados desde o início do ano, sendo sete confirmados. Segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Vicente Penteado Vizioli, o momento continua de muita atenção. “Estamos intensificando as ações em locais com maior número de infestação e contamos a colaboração dos moradores e da sociedade civil organizada para fiscalizar suas residências e também terrenos baldios com possíveis focos do mosquito da dengue”, destaca.

 

No próxima semana, a atuação dos agentes de saúde ambiental da Secretaria Municipal de Saúde acontecerá na comunidade de Barra do Riacho. “Os agentes farão visitas domiciliares e orientarão os moradores sobre prevenção e combate à doença”, afirma o coordenador do CCZ.

 

 

Medidas de combate à dengue:

 

- Não deixar água parada em pneus fora de uso;

- Não deixar água acumulada sobre a laje da residência;

- Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água;

- Cobrir com areia a vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas ou deixá-la sempre seca;

- Caixas d'água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas;

- Vasilhas que servem para animais beberem água não devem ficar mais do que um dia sem ser trocada;

- Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo.

 

 

Mais informações:

Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz

Vivian Camargo

vcamargo@aracruz.es.gov.br

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz

Mayara Alvarenga

masantos@aracruz.es.gov.br

Compartilhe essa notícia: