EMEF “Santa Cruz” realiza no sábado (1º/12) o “Dia da Família na Escola”
Acontece neste sábado (1º/12), na EMEF Santa Cruz, das 7h às 11h20, o “Dia da Família na Escola”, com o encerramento das atividades em 2012 do projeto “Educar para igualdade racial”, que tem como objetivo proporcionar ao educando o conhecimento e valorização das diversas culturas presentes na construção do Brasil como nação, reconhecendo sua contribuição no processo de constituição da identidade brasileira. O “Educar para igualdade racial” foi desenvolvido durante todo o ano letivo com aproximadamente 257 alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Devem participar do encontro alunos e familiares, professores e representantes da comunidade local. Clique aqui para conhecer a programação completa do evento. Durante o encontro serão realizadas apresentações culturais de músicas, danças, teatro, recitação de poemas, desfiles, dentre outros. Também terá exposição da história do projeto “Além do muro escolar”, com o prof. Jorge Augusto Curto de Oliveira e exposição de trabalhos, dos alunos do Ensino Fundamental, referentes ao projeto “Educar para a igualdade racial”.
De acordo com a diretora, Margaret da Conceição Dias Duarte, o “Dia da Família na Escola” visa favorecer a reflexão do papel da família na educação dos filhos, bem como, integrar escola e comunidade, melhorando, consequentemente, o desempenho acadêmico dos alunos e elevando a autoestima dos pais. “O encontro de pais é muito importante para a escola e a família, já que possibilita uma interação maior entre escola e família. Além disso, durante o encontro, há trocas de experiências que demonstram o quanto se faz necessário a participação dos pais na vida escolar dos filhos.”
Ainda segundo Dias, é compromisso da escola investir na autoestima de todas as crianças e adolescentes, para que gostem de si mesmas, ajudando-as a se libertar dos preconceitos e dos medos. “Se de fato queremos um país justo e sem violência, a educação deve fazer a sua parte, ao educar o aluno para a paz por meio do incentivo à prática de relações interpessoais éticas. Daí a importância do 'Educar para igualdade racial' ao possibilitar que o educando se reconheça como cidadão que deve posicionar-se com dignidade diante de situações de preconceito e discriminação, utilizando-se do diálogo, com argumentos inteligentes, sem fazer uso da violência”, relatou.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo