Escolas da rede municipal de Aracruz participam da 4ª edição do Concurso “Tempos de Escola”
Escolas da rede municipal de Aracruz começam a se movimentar para participar da 4ª edição do Concurso “Tempos de Escola”, do Instituto Votorantim. As inscrições podem ser feitas no site www.blogeducacao.org.br/temposdeescola até o dia 20 de maio, quando os trabalhos deverão ser enviados. O concurso faz parte do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE).
A iniciativa é realizada em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Canal Futura, e premiará redações de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio das escolas públicas dos municípios participantes do PVE (entre eles Aracruz). Os vencedores de cada município serão divulgados em agosto de 2012. Em apenas três anos de existência, a iniciativa já recebeu cerca de 4.200 inscrições.
Segundo a subsecretária de Educação de Aracruz, Andrea Cristina Almeida, além da valorização e do reconhecimento de alunos e professores, o concurso visa sensibilizar os estudantes sobre a importância da dedicação aos estudos e o valor da educação para o desenvolvimento pessoal e da sociedade. “O concurso premia os alunos que produzem os melhores textos sobre o universo escolar, registrando histórias e vivências que marcam as relações, as conquistas e os desafios que o ambiente da educação na escola proporciona às pessoas. E, ainda, contribui para o desenvolvimento da competência leitor e escritor. Vale lembrar que Aracruz em 2011, na 3ª edição do concurso, foi destaque entre os participantes, por ter enviado o maior número de textos.”
O tema central do concurso, este ano, é “A minha escola, os meus sonhos”. São três categorias de avaliação: Ensino Fundamental 1 (alunos do 3º ao 5º ano, com o tema “A escola dos meus sonhos”); Ensino Fundamental 2 (alunos do 6º ao 9º ano, com o tema “A escola realizando sonhos”) e do Ensino Médio (alunos do 1º ao 3º ano, com o tema “A escola na construção do meu sonho”). Cada categoria tem foco em subtemas e oferece uma premiação especial para o vencedor.
Conheça o processo de seleção
O processo de seleção das redações consiste na escolha de três redações por município: uma por categoria. Os professores orientadores e as escolas nas quais estão matriculados os alunos vencedores também receberão kits com materiais pedagógicos e terão acesso à plataforma FuturaTEC, espaço virtual que reúne diversas produções educativas elaboradas pelo Canal Futura.
O Concurso “Tempos de Escola” premiará, ainda, como destaques nacionais, os autores dos três melhores textos, sendo um por cada categoria. Cada aluno vencedor e seu respectivo professor orientador receberão um computador e serão tema de reportagens exclusivas no Canal Futura. Todas as redações vencedoras serão publicadas no Blog Educação (www.blogeducacao.org.br). A comissão julgadora das redações será composta por representantes do Instituto Votorantim, da Comunidade Educativa CEDAC e de parceiros do Instituto. Para mais informações acesse: www.blogeducacao.org.br/temposdeescola.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Cartilha Eleitoral 2026 é lançada e servidores recebem orientações sobre condutas eleitorais
- Aracruz fortalece práticas e constrói pertencimentos na Semana de Imersão da Diversidade e Inclusão
- Momento formativo destaca a legislação da Educação Inclusiva e fortalece a atuação dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE)
- Cras Itaputera é inaugurado e reforça o cuidado com as famílias da região
- Aracruz lança Corredor de Biodiversidade e reforça compromisso com o meio ambiente
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são contemplados durante visita ao Corredor de Biodiversidade
- Fórum Permanente de Educação Infantil fomenta o avanço das políticas públicas nesta etapa de ensino
- Município lança o projeto Corredor de Biodiversidade nesta quarta-feira (25)
- Dia D da vacinação contra a Influenza acontece neste sábado (28) nas Unidades de Saúde
- Prefeitura anuncia maior Pacote de Investimentos que vai beneficiar a sede, orla e interior do município