Profissionais da Educação participam da primeira Formação Continuada do ano

Visando a melhoria da aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação, por meio do Setor de Educação Básica, promoveu nesta quinta-feira (02/02), no auditório da EMEF “Placidino Passos”, mais um encontro de Formação Continuada. O encontro teve como tema “Avaliação e as práticas pedagógicas na Educação Infantil e no Ciclo da Infância”, ministrado pela formadora de pedagogos da Educação Infantil e pedagoga do CMEI “Epifânio Pontin”, Prof.ª Ms. Eliane Cristina Freitas Souza.
O encontro foi uma continuidade dos trabalhos iniciados em 2011 pelo Comitê de Alfabetização e pelo encontro de Alfabetizadores que perceberam a necessidade de investir no processo de alfabetização da criança, considerando suas necessidades e interesses. Segundo os organizadores, o momento foi planejado para refletir sobre o processo de transição da Educação Infantil e Ensino Fundamental, os modos de acolher e trabalhar com crianças de cinco e seis anos. “Pensamos que esse momento irá contribuir para esclarecer sobre o trabalho na Educação Básica com crianças de cinco e seis anos, além de ser orientador das práticas que se darão na escola este ano, visando a melhoria da aprendizagem”.
Palestrante desta quinta-feira, Prof.ª Ms. Eliane Cristina Freitas Souza, explicou: “Em 2004 foi feito o Plano Municipal de Educação, contemplando a implantação do Ensino Fundamental de nove anos e a inclusão das crianças de seis anos nessa etapa do ensino. Desse modo, precisamos conhecer melhor essas crianças, isso significa, conhecê-las como cidadãs de direito. Percebemos, por meio de relatos feitos pelos próprios professores da rede que as aprendizagens, os interesses das crianças e a rotina elaborada pelos professores tem como eixo o brincar, as múltiplas linguagens, a oralidade e a prática da leitura e escrita. Essas são peças fundamentais no processo de ensino-aprendizagem das crianças de seis anos, por isso, não é antecipando conteúdos do Ensino Fundamental na Educação Infantil que iremos garantir o sucesso da criança ao logo de seu processo de escolarização”.
Participaram da formação aproximadamente 150 profissionais da Educação entre Professores do Grupo V da Educação Infantil, Professores Referência do 1º ano do Ensino Fundamental e Professores Articuladores do Ciclo da Infância.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Próxima etapa de Velocidade na Terra será no domingo (28)
- Oficina de confecção de panelas de barro leva aprendizado e entusiasmo a estudantes da Emef Zenilia Varzem Ribeiro
- Momento histórico: Prefeitura de Aracruz e Governo do Estado entregam obra de Macrodrenagem da Grande Bela Vista
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são contemplados com acesso à arte cinematográfica e à cultura
- Mais de 1 tonelada de resíduos foram recolhidos durante as ações do Clenup Day na orla de Aracruz
- Educação divulga o Edital n.º 24/2025: Processo de Seleção de estudantes e suplentes para o Curso de Extensão em Portos (EaD)
- Revisão do PDM: Prefeitura promove fóruns para coleta de informações e contribuição popular
- NFS-e Nacional: Aracruz se antecipa e lança Portal para orientar contribuintes
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 84ª Chamada
- Entusiasmo e empolgação marcam a abertura oficial da 26ª Edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema)