Secretaria de Meio Ambiente e Polícia Ambiental apreendem mais de 120 guaiamuns em Santa Cruz

Uma operação conjunta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semam e da Polícia Ambiental apreendeu 128 guaiamuns que estavam sendo mantidos em cativeiro em uma residência na comunidade de Lajinha, em Santa Cruz. Um homem foi preso e liberado após o pagamento de fiança, mas ainda responderá a processo por crime ambiental. Os animais foram levados pelos policiais para sua soltura no mangue.
O guaiamun é considerado espécie em extinção no território capixaba pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente – Iema, sendo proibida sua cata, armazenagem e comercialização por período indeterminado, até que a população do crustáceo atinja novamente um patamar que permita a exploração sustentável.
Já uma portaria do Ibama, válida em todo o território brasileiro, determina que a espécie está protegida pelo período de defeso até o final do mês de abril. Ambas as portarias podem ser seguidas pelos órgãos responsáveis, havendo consenso no entanto, pela aplicação da primeira, conforme explica o coordenador de fiscalização da Semam, Kleriston Bertazzo Wandekoken.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tcardoso@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: RETIFICAÇÃO da 10ª Chamada Extraordinária Emergencial
- 15ª Conferência Municipal de Assistência Social será realizada nesta quarta-feira (2)
- Secretaria de Meio Ambiente participa da Oficina sobre Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro (ZEEC)
- 26ª Expo: camarotes do Rodeio já estão disponíveis para aquisição
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: 11ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Jogos Escolares Brasileiros (JEBs): Aracruz é a cidade do Brasil com a maior quantidade de representantes no xadrez nos últimos 5 anos
- Futebol de Base: Aracruz dá o pontapé inicial no campeonato neste sábado (28)
- Aracruz é escolhida para sediar a 6ª edição TEIA Cultural, evento realizado pelo Ministério da Cultura
- “Um convite à transformação: cuidando do corpo e da mente” – Médico palestra a profissionais da educação
- Saúde promove ação sobre Hepatites Virais na Unidade Vila Rica neste sábado (28) com testagem e vacinação