1ª Cãominhada Educativa de Aracruz e 4ª Feira de Adoção de Cães e Gatos acontece neste domingo

Neste domingo (04/12), a partir das 8h30, acontece a “1ª Cãominhada Educativa de Aracruz”. O evento é promovido pela Secretaria de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e tem o apoio do Shopping Oriundi. A Cãominhada terá início em frente a empresa Estel, no bairro Vila Nova, passando pela avenida Venâncio Flores, em direção à Praça da Paz, onde acontecerá a 4ª Feira de Adoção de Cães e Gatos. A feira acontece das 9h30 às 13h. Seis cães e dez gatos, sendo sete filhotes, retirados das ruas, vítimas de abandono e/ou maus tratos, que receberam do CCZ abrigo e tratamento, agora já podem ser adotados.
Podem participar da Cãominhada todos os proprietários de cães, desde que, sejam maiores de 18 anos e as crianças estejam acompanhadas por pai ou responsável. Os organizadores recomendam que os proprietários verifiquem se os animais estão com as vacinas em dia (doença espécie-específica e raiva). Além disso, os animais não podem estar no cio ou doentes. Caso o animal seja antissocial com outros ou de grande porte, só poderá participar da Cãominhada com o uso de focinheira. Caso o proprietário queira participar do evento e o animal não esteja com as vacinas em dia, deve procurar o médico veterinário de sua confiança.
Para adotar um animal, primeiramente, a pessoa tem que mostrar vontade de possuir um companheiro, ter acima de 18 anos e responsabilidade para cuidar do animal. Atendendo a esses requisitos é só se dirigir até o estande montado na Praça da Paz, com documento com foto em mãos para escolha do cão ou gato. Os animais estarão alojados em gaiolas individualizadas e o adotante não paga nenhuma taxa. Na oportunidade os adotantes vão receber orientações sobre cuidados com os animais.
Segundo o médico veterinário, responsável pelo Núcleo de Controle de Animais Domésticos, do CCZ, Edgard Sixto Oliveira Q. Dias, a Cãominhada visa fomentar o exercício físico das pessoas e dos animais e consequentemente chamar a atenção para a posse responsável. “Conviver com um bicho de estimação é um privilégio e pode mudar nossa vida para muito melhor. No entanto, alguns cuidados devem ser observados para que essa relação seja realmente harmoniosa e feliz, como por exemplo o uso de coleira, guia e focinheira, tratamento adequado do animal, controle reprodutivo, bem como o recolhimento das fezes em vias públicas ao passear com o cão”.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Compromisso com a Alfabetização: Aracruz marca presença em mais uma formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 85ª Chamada
- Processo Seletivo 002/2024: Educação divulga a Chamada n.º 30
- Diagnóstico habitacional vai orientar políticas públicas e novos investimentos em Aracruz
- Orçamento Cidadão Municipal para 2026 e 2027: Conheça as obras escolhidas
- Aracruz promove ação de conscientização pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
- Projeto Vida no Mangue: Meio Ambiente promove formação sobre preservação e manejo sustentável
- 4º Workshop Educação Integral em Tempo Integral reúne gestores e educadores capixabas para momentos de troca de experiência e aprendizado
- Percurso Formativo orienta Técnicos Formadores Municipais sobre o Material Didático Complementar (MDC do Paes)
- Prefeitura promove Ação Cidadã com rede de serviços para garantir acolhimento à população em situação de rua