Teatro Municipal lotado nas apresentações do Projeto “É bom ser Criança”

Na noite da última sexta-feira, 25, no Teatro Municipal “Prof. Dr. José Maria Coutinho” aconteceu a culminância do Projeto “É bom ser Criança”, desenvolvido entre os meses de agosto e novembro de 2011, no CMEI “Vera Lúcia Devens Rabello”, com 192 crianças da Educação Infantil, na faixa etária de 02 a 06 anos. Durante aproximadamente quatro meses as professoras e as Auxiliares de Professor de Educação Infantil (APEI's) realizaram atividades relacionadas com os princípios descritos na Declaração dos Direitos das Crianças, todos voltados à realidade e vivência das crianças, por meio de apresentações de danças coreografadas, dramatizações e encenações envolvendo o tema “Como é bom ser Criança”.
Quase 400 pessoas estiveram presentes no evento, entre eles professores, APEI's, pedagogas, a secretária de Educação, Ilza Rodrigues e a diretora escolar, Daniele Dettogni Piol, alunos e toda equipe de profissionais da escola “Vera Lúcia Devens Rabello”, além de pais e familiares. Para os pais dos alunos da Educação Infantil, Renan (04) e Tobias (02), Renato Soeiro Rocha (38) e Fabiani Pissinatti Rocha (31), a iniciativa da escola com o projeto é muito bem-vinda. “Nós enquanto pais trabalhamos atitudes e valores que devem ser respeitados pelas crianças no dia a dia e em toda a sua vida, por isso, é muito bom saber que a escola trilha o mesmo caminho na educação de nossos filhos. Com o projeto, o Renan que era tímido com os colegas ficou mais sociável, melhorou muito a sua desenvoltura. Já, o Tobias, melhorou muito a sua autonomia na hora da alimentação. Além disso, o projeto promoveu a interação entre pais e filhos”.
De acordo com a diretora escolar, Daniele Dettogni Piol, o projeto viabilizou um espaço de discussão e reflexão sobre os direitos da criança de forma interdisciplinar. “As atividades foram desenvolvidas de forma lúdica e exploraram os diversos ambientes da escola e fora dela. Além disso, foram feitas receitas que despertaram o gosto pela alimentação e realizadas palestras para que as crianças compreendessem as diferenças que existem entre elas, respeitando as suas individualidades e ao mesmo tempo trabalhando a curiosidade e a reflexão junto aos seus familiares”. Ainda segundo Piol, o principal foco do trabalho foi valorizar o tempo da infância de cada criança, onde a brincadeira representa papel fundamental para o seu desenvolvimento.
Segundo a secretária de Educação, Ilza Rodrigues, é notável o envolvimento das crianças nas diversas atividades do projeto. “Estou emocionada em ver como as crianças têm a capacidade de observar e compreender que há diferenças entre as pessoas, mas o que de fato importa é aceitá-las como são. O mais bacana no projeto é que explora o lúdico, o movimento, a dança, despertando assim a imaginação e o interesse das crianças”.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Que tal curtir o feriado em Aracruz? Descubra o que fazer nos dias de descanso
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: 10ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Projeto Rio Doce Escolar desperta a consciência ambiental em estudantes do Cmei Tia Anastácia
- Agricultura promove visita técnica em Conceição da Barra na área da piscicultura
- Serviços essenciais são mantidos durante os feriados de Corpus Christi, ponto facultativo e São João Batista
- Oficinas de libras da Emef Professora Maria Inês Della Valentina fomentam a comunicação e a interação de aluno com deficiência auditiva
- Prefeitura vai realizar Consulta Pública sobre diagnóstico do Projeto Orla
- Festa da Grande Bela Vista acontece de 20 a 22 de junho
- SUAS: Aracruz avança na transformação digital com novo Sistema de Gestão
- Prefeitura inicia a semana com mais de 700 oportunidades de emprego: destaque para área industrial