Agentes Comunitários de Saúde fazem recadastramento de 25 mil famílias em Aracruz
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estão fazendo o recadastramento de todas as famílias residentes em Aracruz. O trabalho faz parte do processo de territorialização do município que vai redistribuir as áreas e o número de famílias assistidas pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). O objetivo é oferecer aos usuários do sistema de saúde um atendimento ainda melhor. A expectativa é recadastrar em torno de 25 mil famílias até o dia 4 de março.
O secretário de Saúde, da Prefeitura de Aracruz, Evilasio Oliveira Costa, destaca a importância da participação de cada família nesse trabalho e dos serviços que os agentes desenvolvem no município. “Na estrutura de saúde, o agente é a base, porque é ele quem percorre, bem cedo, as residências para visitar as famílias, identificando situações de risco, sendo vigilante e realizando sempre ações de promoção e prevenção a saúde, junto a equipe de ESF. Mais uma vez, ele vem desempenhando um papel fundamental no trabalho de recadastramento, por isso, solicitamos que todas as famílias recebam bem os agentes e dêem uma atenção especial ao profissional quando ele chegar na sua residência. Os agentes são o espírito da Atenção Primária à Saúde, por ser um profissional identificado com a comunidade e conhecedor da realidade do local onde trabalha”, disse.
O secretário ressalta que, com o recadastramento, o município vai ter mais precisão no número de pessoas atendidas hoje nas Unidades de Saúde da Família, conhecerá melhor o território onde elas vivem e atualizará, ainda, os dados de moradores que têm hipertensão, diabetes, que são gestantes e acamados, por exemplo. “Esse diagnóstico vai nortear as atividades desenvolvidas pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de forma mais eficaz, para que todos tenham a garantia de que serão asssistidos nos serviços e programas ofertados no município. Com esses dados em mãos vamos poder dar uma atenção diferenciada também aos usuários que precisam de cuidados especiais”.
O recadastramento começou no dia 1º de fevereiro. Antes de iniciar os trabalhos, profissionais da equipe da ESF, da equipe gestora da saúde participaram da ”Oficina de Territorialização” ministrada pelo médico, consultor e especialista em Atenção Primária à Saúde (APS), doutor Helvécio Campos de Albuquerque. O encontro aconteceu nos dias 19 e 20 de janeiro.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Cadastro para o Projeto Vida no Mangue 2026 tem início no dia 19 de maio
- SAAE publica licitação para obras estratégicas de ampliação do sistema de abastecimento de Aracruz
- Prefeitura convoca servidores efetivos para recadastramento obrigatório em 2026
- Prefeitura e Governo do Estado inauguram Serdia e fortalecem cuidado especializado com mais inclusão e acolhimento
- Carreta Pet Vida volta a Aracruz para oferecer serviços gratuitos para cães e gatos
- Rede Municipal de Ensino inicia a Semana da Autodeclaração
- Educação lança edital para Processo Seletivo para seleção de diretores escolares
- Aracruz realiza a primeira Conferência Livre Municipal dos ODS
- Palestra sobre a valorização e o combate à violência contra a mulher instrui estudantes da Emef Placidino Passos
- Pedagogos e diretores da Rede Municipal de Ensino participam da ‘Oficina de Gestão Escolar’