Ebep articula Educação Básica e Profissional no município de Aracruz
Ampliar as possibilidades de inserção profissional de jovens, sobretudo os de baixa renda, estabelecendo uma nova dimensão na qualidade da educação é o que visa o Programa de Educação Básica e Educação Profissional, o Ebep, desenvolvido em parceria com o Serviço Social da Indústria, o Sesi e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o Senai. Para antecipar a implantação do Ebep em Aracruz, o Centro Integrado SESI/SENAI/IEL, firmou uma parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Semed).
A parceria prevê o uso de duas salas de aula, na EMEF “Placidino Passos” (Polivalente), no Centro da cidade. A concessão foi feita para não prejudicar o Calendário Escolar de 2011 e permanecerá até a conclusão das obras da nova sede do Centro Integrado SESI/SENAI/IEL, no loteamento Jovino Moro, próximo ao Centro de Controle de Zoonoses, o CCZ. No Ebep, as disciplinas de educação básica são trabalhadas dentro da realidade dos cursos profissionalizantes. Em Aracruz, inicialmente serão oferecidos dois cursos técnicos: um em Mecânica Industrial e outro em Eletrotécnica.
Os cursos serão ministrados de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h20, sendo 40 vagas em cada curso, totalizando 80 vagas. As aulas começam na segunda-feira, dia 21 de fevereiro. Os alunos que vão fazer o Ebep são oriundos das escolas municipais – Placidino Passos, Ezequiel Fraga Rocha e Luiza Silvina Jardim Rebuzzi – e foram escolhidos por serem os melhores alunos em nota concludentes do Ensino Fundamental e com famílias com renda mensal de até três salários mínimos.
De acordo com a secretária de Educação, Ilza Rodrigues, o Ebep permite maior qualificação profissional em um menor espaço de tempo, além de oferecer duas certificações de nível médio: Diploma do Ensino Médio e Habilitação Técnica, pois articula a Educação Básica com a Educação Profissional, formando jovens preparados para o mercado de trabalho. “O Ebep unificou o nível médio do Sesi com o curso técnico do Senai. Isso é importante porque o aluno entra na escola para fazer o Ensino Médio em três anos, participando, paralelamente, de cursos profissionalizantes. Uma experiência pioneira, cujo o saldo é mais do que positivo”, afirmou a secretária.
Segundo o gerente da Unidade do Senai Aracruz, José Braz Viçose, as ações do Sistema Findes, feitas em parceira com a Prefeitura de Aracruz, representam a oportunidade de ampliar a atuação do Centro Integrado SESI/SENAI/IEL na formação técnica de jovens oriundos de famílias de baixa renda. “Se não fosse o apoio da Prefeitura de Aracruz não teríamos condições de iniciar o Ebep este ano, impossibilitando assim, o cumprimento do Calendário Escolar de 2011. O Ebep forma integralmente o cidadão e amplia as possibilidades de sua inserção social e produtiva, já que os cursos são selecionados de acordo com as demandas do mercado. As parcerias que temos feito com a Prefeitura têm antecipado várias ações do Sistema Findes no município, possibilitando um ganho em desenvolvimento para Aracruz e para os municípios circunvizinhos como Ibiraçu, João Neiva, Fundão e Santa Teresa que fazem parte de nossa área de atuação”, concluiu.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento