Reforma e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Guaraná já mostram resultados positivos

Desde janeiro deste ano, quando a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Guaraná começou a entrar em operação, após as obras de reforma e modernização, os resultados se mostram bem positivos. As águas que são devolvidas ao meio ambiente estão limpas e claras.
“Após a execução das obras, é visível a melhora do efluente tratado, a água que está voltando para o meio ambiente. Ela está clara, transparente, uma melhoria visível em relação ao período antes da reforma. Posso afirmar que os equipamentos técnicos da ETE estão funcionando acima dos parâmetros exigidos pelos órgãos ambientais e de saúde”, disse o diretor do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Amadeu Wetler.
A reforma da ETE de Guaraná a deixou mais moderna, com uma cobertura que já abrange 94% da localidade. A estação opera plenamente e removeu 98% da carga orgânica no mês de março (Demanda Bioquímica de Oxigênio - DBO), índice este bastante superior ao exigido pela legislação ambiental.
O local passou por readequações estruturais, melhorias em todo o sistema hidráulico, mecânico e renovação de todo sistema elétrico de potência com novos painéis de comando e equipamentos. Quando foi visitar o andamento das obras, em dezembro do ano passado, o prefeito Dr. Coutinho afirmou que investir nas obras de reforma e modernização da ETE é contribuir com a melhoria da saúde pública, preservação do meio ambiente e integração social.
“Ampliar a capacidade de captação da rede de esgoto do município é um fator primordial para a saúde da população, e de extrema importância para a saúde pública. Com isso, a comunidade tem um ganho significativo na questão ambiental, que contribui para o equilíbrio de todo o sistema”, comentou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Turismo e Cultura: Feira dos Municípios começa no dia 03 de julho
- Chamamento Público para Camarote do Show da 26ª Expo Aracruz
- Futebol de Base está de volta: Aracruz estreia novo campeonato neste sábado (28)
- 4ª edição da festa do bairro Segatto acontece neste final de semana
- Aracruz moderniza e fortalece a rede socioassistencial com novo Sistema de Gestão do SUAS
- Aracruz convida lideranças das comunidades tradicionais para participar de oficina sobre planejamento sustentável
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Educação divulga a 76ª Chamada
- Brucelose: Secretaria de Agricultura orienta produtores rurais a vacinar bezerras de 3 a 8 meses
- Prefeitura de Aracruz se reúne com representantes de Ibiraçu, João Neiva e comunidade para deliberar pavimentação rural de Santa Maria
- Aracruz avança na modernização da gestão de resíduos sólidos e limpeza urbana