Reforma e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Guaraná já mostram resultados positivos

Desde janeiro deste ano, quando a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Guaraná começou a entrar em operação, após as obras de reforma e modernização, os resultados se mostram bem positivos. As águas que são devolvidas ao meio ambiente estão limpas e claras.
“Após a execução das obras, é visível a melhora do efluente tratado, a água que está voltando para o meio ambiente. Ela está clara, transparente, uma melhoria visível em relação ao período antes da reforma. Posso afirmar que os equipamentos técnicos da ETE estão funcionando acima dos parâmetros exigidos pelos órgãos ambientais e de saúde”, disse o diretor do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Amadeu Wetler.
A reforma da ETE de Guaraná a deixou mais moderna, com uma cobertura que já abrange 94% da localidade. A estação opera plenamente e removeu 98% da carga orgânica no mês de março (Demanda Bioquímica de Oxigênio - DBO), índice este bastante superior ao exigido pela legislação ambiental.
O local passou por readequações estruturais, melhorias em todo o sistema hidráulico, mecânico e renovação de todo sistema elétrico de potência com novos painéis de comando e equipamentos. Quando foi visitar o andamento das obras, em dezembro do ano passado, o prefeito Dr. Coutinho afirmou que investir nas obras de reforma e modernização da ETE é contribuir com a melhoria da saúde pública, preservação do meio ambiente e integração social.
“Ampliar a capacidade de captação da rede de esgoto do município é um fator primordial para a saúde da população, e de extrema importância para a saúde pública. Com isso, a comunidade tem um ganho significativo na questão ambiental, que contribui para o equilíbrio de todo o sistema”, comentou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Sapion Summit: Aracruz participa do maior evento de educação do Espírito Santo
- “Festa Cultural: Sabores da Roça” reúne famílias no Cmei Francisca Rocha Ribeiro
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada