Prefeitura dá início às assembleias do Orçamento Cidadão 2022/2023

Atendendo à programação divulgada na última semana, a prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla), promoveu na noite desta terça-feira (10/08), na sede do Conspar, sua primeira assembleia com o objetivo de explicar aos moradores as tratativas do Orçamento Cidadão 2022/2023. Na ocasião foram atendidas as comunidades do Núcleo 1, que engloba a orla, Vila do Riacho e adjacências. O evento contou com as presenças dos secretários Giuseppe Coutinho Silveira (Sempla) e Wagner Baraldi (Secom), além de lideranças comunitárias.
O Secretário Giuseppe fez as explanações iniciais e explicou às comunidades o que de fato é o Orçamento Cidadão. “Tinha-se uma imagem diferenciada do que seria isso junto aos membros das associações. Expliquei que esse orçamento é um percentual dos investimentos que serão destinados a pequenas obras ou reformas, como o reparo de uma quadra, e desta forma não poderia ser usado, por exemplo, para o calçamento de uma rua, que é algo mais abrangente”, explicou.
Os moradores também puderam conhecer um novo espaço disponibilizado por meio de um link no site da prefeitura de Aracruz, onde cada morador pode acessar e preencher com suas sugestões (CLIQUE AQUI). Ainda de acordo com Giuseppe, o encontro serviu como uma ação didática e pedagógica, com caráter de ensino. “Tivemos uma retorno bem positivo. Demonstramos um passo a passo para eles de como funciona essa ferramenta, o que vai muito nos ajudar, pois não mais teremos que recolher as demandas escritas em papel”, disse.
As lideranças comunitárias ainda conheceram os valores referentes ao orçamento da prefeitura e do orçamento cidadão, sendo o recurso destinado anualmente ao Orçamento Cidadão equiparado no mínimo de 10% do valor destinado a investimentos para o município, de acordo com artigo 2º da Lei Municipal 3.885 (23/12/14). Desta forma, como o orçamento para o município é de R$ 45 milhões, R$ 4,5 milhões serão destinados ao Orçamento Cidadão.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais