Aracruz participa de lançamento de programa que incentiva a implantação de tempo integral em escolas municipais

O prefeito Dr. Coutinho, na companhia do vice Beto Vieira, e da secretária de Educação (Semed), Jenilza Spinassé, participou na manhã desta segunda-feira (02/08), no Centro de Convenções de Vitória, da cerimônia de lançamento do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI).
Trata-se de uma iniciativa inédita no Brasil, cujo edital lançado pelo governador Renato Casagrande vem apoiar as redes municipais para a criação ou ampliação da oferta desta modalidade de ensino. O Projeto de Lei, que será encaminhado à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), estabelece o repasse direto aos municípios o valor de R$ 3 mil por estudante ao ano, durante um período de três anos. Devem ser ofertadas cerca de 30 mil vagas/ano para todo Estado, com investimento total de R$ 270 milhões neste período.
A ação visa ao cumprimento da Meta Nº 6 do Plano Nacional e Estadual de Educação, que tem o objetivo de oferecer educação em Tempo Integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica. Além do apoio financeiro, o Governo do Estado vai compartilhar com as secretarias municipais conhecimentos e recursos técnico-pedagógicos já consolidados pela Secretaria da Educação (Sedu).
O governador enfatizou como as parcerias com os municípios o motivam a fomentar a educação, e lembrou de seu compromisso em recuperar o tempo perdido com a pandemia. “Discutir a educação é algo que me deixa muito entusiasmado e nós estamos agindo. Quando essas ações acontecem em parceria com as prefeituras, temos um resultado ainda mais expressivo para podermos criar oportunidades aos capixabas. Muitos alunos quando se afastam não voltam mais à escola. Por isso, estamos colocando uma energia maior ainda para superar os desafios na educação e confio muito em nossos profissionais. Juntos, vamos recuperar esse atraso causado pela pandemia”, garantiu.
O prefeito Dr. Coutinho também reconheceu que a pandemia ainda trará muitas consequências na educação, e que essa parceria ajudará e muito a compensar o tempo perdido. “Com a pandemia muitas crianças e adolescentes deixaram de retornar às escolas, o que refletirá negativamente na formação delas. Por isso estamos trabalhando e buscando parcerias para que possamos fomentar as práticas educacionais, e consequentemente, ofertar maior conhecimento aos nossos estudantes para recuperar o tempo perdido”, pontuou.
Já a secretária de Educação, Jenilza Spinasé, comemorou os futuros investimentos, e explicou como isso ajudará as escolas da Rede Municipal de Ensino. “Esse programa objetiva apoiar todos os municípios em cumprimento à meta Nº 6 dos Planos Municipais de Educação, que prevê a implantação de escolas que possam oportunizar um maior tempo do aluno dentro das escolas, atendendo suas necessidades educativas, como também na promoção e desenvolvimento de diversas habilidades. Sem dúvida isso contribuirá para o avanço do atendimento à meta de tempo integral e para ocupar todas nossas crianças e adolescentes do ensino fundamental. Aracruz fará a adesão do programa para que possamos, a partir de 2022, começar o trabalho em algumas escolas”, disse.
SECOM/SEDU
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais