Prefeitura e Detran assinam ordem de serviço para implantação e manutenção da sinalização viária de Aracruz

A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Transporte e Serviços Urbanos (Setrans), promoveu na tarde desta quinta-feira (22/07), na Praça Monsenhor Guilherme Schmitz (Matriz), centro, uma cerimônia de assinatura da ordem de serviço para implantação e manutenção da sinalização viária horizontal e vertical no município. O Governo Municipal também aproveitou a ocasião para apresentar ao público seu projeto de revitalização da praça. O evento contou com as presenças do prefeito Dr. Coutinho, seu vice Beto Vieira, secretários municipais, vereadores e do Diretor Geral do Detran/ES, Givaldo Vieira.
A Praça Monsenhor Guilherme Schmitz está recebendo serviços de revitalização desde o dia 15 de junho. O objetivo é preservá-la, além proporcionar um ambiente agradável para aqueles que frequentam o local. Os serviços incluem reforma de todos os bancos, trocas de lâmpadas e lixeiras e plantio de novas mudas. “Essa praça é considerada um dos cartões-postais do nosso município. Ela pulsa pelo badalar dos sinos da igreja e pela presença constante da família aracruzense que vem prestigiá-la”, disse no início da cerimônia o secretário de Turismo e Cultura (Semtur), Moisés Mercier.
Com relação à sinalização viária no município, antes mesmo da assinatura da ordem de serviço, a assessora da Setrans, Francine Souza, fez uma breve apresentação do projeto de implantação e manutenção da sinalização viária, e dos principais pontos da cidade que serão contemplados, além da construção de uma ciclovia de 6,2 quilômetros de extensão. “Serão diversas ruas que receberão as sinalizações, e a ciclovia a ser construída, que vai ser um diferencial na nossa cidade. Ela se iniciará na avenida Theodoro Musso, passando na Central de Ambulância, fazendo todo o contorno da Praça da Paz e subindo a avenida Florestal, sentido rua Professor Lobo (prefeitura) até chegar na ES-257. Essa ciclovia vai oferecer uma melhor mobilidade, além de melhorar muito os acessos dos ciclistas”, explicou.
Em sua fala, o Diretor-Geral do Detran/ES, Givaldo Vieira, destacou a segurança que os moradores de Aracruz terão com a implantação e manutenção da sinalização viária. “Com esses serviços entregues, a população terá mais facilidade para circular com suas bicicletas, tornando a cidade ainda mais sustentável. Vias bem sinalizadas são importantes para proteger vidas. Para isso nós nos reunimos várias vezes com a administração municipal durante a fase de planejamento do projeto, para que as intervenções viárias que serão feitas, possam atender as necessidades de todos os moradores”, enfatizou.
O vice-prefeito Beto Vieira falou da gratidão que é poder entregar esses serviços aos aracruzenses. “Minha palavra aqui hoje é de gratidão ao Governo do Estado e à Câmara Municipal que muito têm nos ajudado. Essa parceria é a responsável por fazer de nossa cidade um lugar bom para morar e viver. Também queria agradecer todos os servidores da prefeitura, porque sem eles, nós não somos nada. Temos que caminhar desta forma e entender o que é importante para nossa cidade. Nossa gestão olha para o próximo, para quem mais precisa”, pontuou.
Em seguida o prefeito Dr. Coutinho ressaltou o que significará para ele esse empreendimento, e destacou seu secretariado. “Vamos deixar um marco nessa cidade. O que está sendo feito aqui hoje representa muito para nós. Aracruz está ficando mais alegre, mais viva. Estamos trabalhando na prevenção de acidentes, e nosso secretariado tem muita qualificação, excelência e vontade de fazer, e com isso nossos moradores poderão trafegar em um ambiente seguro e bem sinalizado. Obrigado a todos”, destacou.
Valores e prazo
Todos os serviços foram orçados em R$ 718.577,76. Serão realizadas a implantação e manutenção de sinalização horizontal, vertical e dispositivos auxiliares, incluindo sinalização turística e da ciclovia de 6,2 quilômetros, com a demarcação de faixa elevada para travessia de pedestres, marca de delimitação e controle de estacionamento, demarcação de vaga para pessoas com deficiência (PcD) e idosos. Também serão implantadas placas indicativas, turística e de regulamentação. A previsão é que os serviços sejam executados em dois meses.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais