Prefeitura de Aracruz promove reunião estratégica para buscar melhorias no agroturismo do município

O prefeito Dr. Coutinho, na companhia de seu vice Beto Vieira, e dos secretários Mauro Demartha (Semag), Wagner Baraldi (Secom), José Eduardo Faria de Azevedo (Semde), Coquí (Semesp), Andréa Coutinho (Segov), Aladim Fernando Cerqueira (Semam) e Moisés Mercier (Semtur), recebeu na Sala de Reuniões da Secretaria de Suprimentos (Semsu), representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Suzano e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) para uma reunião estratégica com o objetivo de melhorar a gestão do agroturismo de Aracruz.
O prefeito agradeceu a parceria de todas as entidades envolvidas e desejou sorte na busca por melhorias do turismo voltado para o campo. “Eu queria agradecer a presença e parceria de todos vocês aqui nessa reunião, pois vamos tratar de um assunto de extrema importância para nosso município, por isso acredito que nós chegaremos a um entendimento”, ressaltou.
Em seguida o secretário de Agricultura Mauro Demartha afirmou que o município precisa resgatar o agroturismo na região. “O agroturismo é um sonho, principalmente das propriedades rurais de Guaraná e Jacupemba, onde ainda em 2005 surgiu essa modalidade do turismo na cidade, que evoluiu muito no começo, porém com o passar do tempo ele foi esquecido, e hoje se encontra engatinhando novamente. Nós da prefeitura objetivamos procurar o que fazer para voltarmos forte com essa atividade e gerar renda, além de valorizarmos a mulher no campo e a inclusão de seus filhos”, pontuou.
Ainda de acordo com Mauro, o agroturismo é dividido em várias vertentes, não se limitando somente à visitação do campo e à alimentação. “Aracruz tem tudo para se destacar pois ela oferece uma gama de possibilidades que podem ser mais exploradas, como as comunidades indígenas, as praias, cachoeiras, lagoas e o campo, e o turismo de negócios, que atrai muitas pessoas para cá. Por isso nos reunimos aqui, para traçar estratégias de como usufruir disso tudo”, disse.
Para o secretário de Turismo e Cultura Moisés Mercier, o município planeja integrar as pastas mais envolvidas no ramo para dar celeridade às ações que possam otimizar essa modalidade que se encontra adormecida. “Nossa pasta, em parceria com a Semag e as demais afins, tem o intuito de elaborar um estudo dos eventos que acontecem e aconteciam na nossa cidade para observarmos a atual potencialidade de cada um. Também podemos realizar um intercâmbio de hotéis e pousadas, tanto da sede, quanto da orla, dando sugestão de roteiros e passeio para o agroturismo, incluindo guias turísticos”, enfatizou.
Durante a reunião as partes envolvidas discutiram diversas formas para trabalhar a potencialização, como: elaborar um estudo das potencialidades turísticas do município; restaurar roteiros já existentes; como os Circuitos Baiacu e Encantos e Sabores do Campo; criar outros circuitos; assim como integrar o turismo (praias – indígenas – rural); estimular a utilização das reservas naturais e trilhas, dentre outras.
O agroturismo
O agroturismo caracteriza-se como um conjunto de atividades turísticas que são desenvolvidas no meio rural de forma que se comprometa com a produção agropecuária, valorizando os produtos e serviços agrícolas, complementando a renda familiar e gerando empregos na região, o que ajuda a resgatar e promover o patrimônio cultural e natural.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais