Programa Rio Doce Escolar: professores e gestores de Rede Municipal de Ensino terão formação em Educação Ambiental
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), será parceira do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), nas ações do Projeto Rio Doce Escolar: Formação de Educadores em Educação Ambiental nas Escolas Capixabas do Rio Doce. Nesta última sexta-feira (21), a secretária da Semed, Jenilza Spinassé, na companhia da diretora do CMEI Tia Anastácia, Rosieli Merotto Foletto, recebeu as visitas da Coordenadora-Geral do Projeto, Manuella Villar Amado e dos coordenadores Aline Nunes, Luciane Lima Vieira e Diego Suhet para dar início às conversas.
“A previsão é que as ações se iniciem no mês de novembro. Até lá, as partes envolvidas irão definir as agendas do programa, seu calendário, além de organizarem as escolas. Serão aproximadamente 40 instituições de ensino envolvidas, sendo que cada uma poderá receber um incentivo de até R$ 10 mil para cada Grupo de Trabalho (GT)”, explicou Jenilza.
O projeto é realizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vila Velha, em parceria com a Fundação Renova, Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto) e faz parte do Programa 33 da Fundação Renova para reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana/MG.
Seu objetivo é realizar formação em nível de pós-graduação de educadores (professores, gestores e representantes comunitários atuantes nas escolas), localizados na região da bacia do Rio do Doce, integrando atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os professores e gestores que atuam nas escolas públicas do município de Aracruz terão a oportunidade de realizar formação continuada em “Aperfeiçoamento em Metodologias de Educação Ambiental” e “Especialização em Educação Ambiental”.
Os cursos têm como metodologia a formação de grupos de trabalhos (GTs), que atuarão no planejamento e execução de Projetos de Educação Ambiental em suas escolas. Com essa formação, o Ifes pretende articular o chão da sala de aula em contexto interdisciplinar, com o PPP da Escola (Projeto Político Pedagógico), chegando até a proposição de Planos Municipais de Formação Continuada em Educação Ambiental.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- World Café: plenária reúne profissionais para relato de Boas Práticas das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- 4ª edição da “Noite Empodera Mais” em celebração à Semana do Empreendedorismo Feminino acontece no dia 18
- Obra de reforma e ampliação do Centro de Convivência dos Idosos é entregue à Terceira Idade aracruzense
- Oficina “Meu Território, Minhas Oportunidades” estimula a criatividade, o senso de pertencimento e o protagonismo juvenil em estudantes da Emef Santa Cruz
- Emef Placidino Passos realiza Assembleia de Fundação de sua cooperativa escolar (Coopassos)
- Prefeitura inicia Cadastro Urbano na comunidade de Biriricas para aprimorar planejamento e melhorar serviços públicos
- Projeto ENEC conquista 1º lugar no Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2025 – Região Norte
- Ampliação do Parque do Aricanga garante mais área protegida e preservação dos ecossistemas locais
- Conselho de Alimentação Escolar de Aracruz se consolida pelo trabalho robusto e eficaz de controle social
- Procon de Aracruz participa do evento “Compra Segura” promovido pelo Procon Estadual