Projeto ENEC conquista 1º lugar no Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2025 – Região Norte

Publicado em: 06 de novembro de 2025
Texto: Thais Tonini Patuzzo
Imagem: Premio Biguá / Geisielly Silva
Projeto ENEC conquista 1º lugar no Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2025 – Região Norte

O projeto “Manutenção do Estoque Natural: Experiências Compartilhadas com a Comunidade Extrativista (ENEC)” conquistou o primeiro lugar na categoria Poder Público no Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2025 – Região Norte, promovido pela Gazeta Norte. A cerimônia de premiação foi realizada na última quinta-feira (30), no Cerimonial Le Pallace, em Linhares.

A iniciativa tem como objetivo restaurar aproximadamente 200 hectares de manguezal, parte dos 600 hectares da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim, que foram danificados por uma forte chuva de granizo, um evento associado aos impactos das mudanças climáticas. O projeto destaca-se pela participação ativa da comunidade local, diretamente afetada pelos prejuízos ambientais, em um modelo de restauração participativa e inclusiva.

A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), fortalecendo a parceria entre o poder público, a academia e a sociedade civil em prol da sustentabilidade e da recuperação dos ecossistemas costeiros. Sob gestão da Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (FEST), o projeto é coordenado por laboratórios da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), entre eles, os Laboratórios de Ecologia do Ecossistema Manguezal, Gestão do Ecossistema Manguezal, Genética Vegetal, Ecofisiologia Vegetal, Limnologia e Planejamento Ambiental e de Oceanografia Geológica. A coordenação científica está a cargo dos professores Mônica Tognella, Andreia Gontijo, Antelmo Falqueto, Gilberto Barroso e Jacqueline Albino.

“A Prefeitura de Aracruz tem um compromisso permanente com a preservação dos nossos ecossistemas e com o desenvolvimento sustentável do município. O apoio ao projeto ENEC é uma demonstração concreta desse compromisso, pois representa uma união de esforços entre o poder público, a universidade e a comunidade local em prol da restauração do nosso manguezal, um dos ecossistemas mais importantes para o equilíbrio ambiental e para a subsistência de muitas famílias. Ficamos muito orgulhosos com esse reconhecimento, que reforça o valor das ações realizadas em Aracruz e o papel da ciência e da participação popular na construção de um futuro mais sustentável”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira.

O financiamento do projeto é realizado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), por meio do Edital 19/2022 – Floresta Viva – Manguezais do Brasil, que apoia propostas de restauração ecológica de manguezais e restingas em todo o território nacional.

Após a conquista regional, o projeto ENEC segue agora para a etapa estadual do Prêmio Biguá, concorrendo com os vencedores das regiões Sul, Noroeste e Grande Vitória na mesma categoria. A escolha dos vencedores estaduais será feita por votação popular online, o que garante maior visibilidade às iniciativas e o engajamento da sociedade na valorização de ações voltadas à sustentabilidade.

 

Biguá
O Prêmio Biguá de Sustentabilidade é promovido pela Rede Gazeta. O objetivo é valorizar e incentivar ações de recuperação e preservação dos recursos naturais do Estado. O prêmio valoriza as principais iniciativas em prol do meio ambiente, incentivando cada vez mais as pessoas ao desenvolvimento de atividades ecológicas com o objetivo de proteger o meio ambiente.

Compartilhe essa notícia:

Galeria: