Conselho de Alimentação Escolar de Aracruz se consolida pelo trabalho robusto e eficaz de controle social
A alimentação escolar de Aracruz tem ganhado cada vez mais destaque em função da qualidade dos produtos que são servidos aos mais de 16 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino. Muitas escolas têm trabalhado projetos de fomento ao incentivo a hábitos alimentares saudáveis como o Agrinho, Horta na Escola e até mesmo o Comunidade de Leitores, como aconteceu neste segundo semestre no Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei) Sete Anões, bairro Vila Nova, que desenvolveu o tema da Alimentação Saudável com diversas ações pedagógicas envolvendo leitura, brincadeiras, jogos, artesanato e culinária.
Mas por trás de todo esse processo, existe o Conselho de Alimentação Escolar (CAE). Seus 14 membros vistoriam as cozinhas das escolas em um cuidadoso trabalho de fiscalização, sendo este, um instrumento de controle, que monitora os recursos federais repassados para a alimentação escolar, além é claro, de garantir as boas práticas sanitárias e de higiene dos alimentos.
De acordo com o Presidente do CAE, o professor Valber Camporês, parte desse sucesso vem dos próprios conselheiros, que representam a sociedade organizada e ajudam no controle social. “Tenho convicção que o sucesso do Programa de Alimentação Escolar se deve à atuação de nossos membros, que desenvolvem um trabalho voluntário, representando os pais de estudantes, o Sindiupes, os agricultores, o SISMA e o Rotary Club. Trata-se de um robusto e eficaz trabalho de controle social, que neste ano já foi realizado em 42 escolas da rede”, afirmou.
Valber ainda destacou o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que é uma Política Pública de muito sucesso no Brasil, garantindo refeições diárias a cerca de 40 milhões de estudantes, servindo de modelo a outros países. “Essa política alia fornecimento de alimentação equilibrada e da economia local, apoio à agricultura familiar e educação nutricional. Os bons resultados do PNAE também passam pelo trabalho voluntário de nossos conselheiros", completou.
Alimentação escolar com nota acima da média nacional
Recentemente representantes dos Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane´s - Ufes) estiveram em Aracruz para realizarem visitas técnicas em escolas da Rede Municipal de Ensino para coleta de dados que abastecem o Ige-PNAE, que é um índice gerado para a Avaliação Anual do Desempenho da Gestão das Entidades Executoras do Programa Nacional de Alimentação Escolar em âmbito nacional.
Esse índice tem o objetivo de instrumentalizar os gestores e demais atores para o aperfeiçoamento na execução do programa. Trata-se de um indicador sintético com escala entre 0 e 1, onde, quanto mais próximo de 1, melhor é o desempenho. E neste quesito, Aracruz mais uma vez se destacou na qualidade de sua alimentação escolar, tendo seu índice de 8,9 acima da média nacional, que é de 6,9.
Este índice avalia e agrega o desempenho das gestões em quesitos como o de recursos de insumos; educação alimentar e nutricional; cardápios; conselho de alimentação escolar; agricultura familiar; contexto; povos e comunidades tradicionais e necessidades alimentares especiais, sendo os desempenhos avaliados como satisfatório, regular e insatisfatório.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Ampliação do Parque do Aricanga garante mais área protegida e preservação dos ecossistemas locais
- Procon de Aracruz participa do evento “Compra Segura” promovido pelo Procon Estadual
- Desenvolvimento Social: 44ª Chamada do Processo Seletivo n.º 001/2023
- 3ª Plenária do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies) destaca as escolas em tempo integral e a importância dos conselhos municipais
- Novembro azul: prefeitura intensifica ações de prevenção ao câncer de próstata em Aracruz
- Limpeza urbana é intensificada pela Secretaria de Serviços Urbanos
- Prefeitura de Aracruz participa do curso Projeto Praia sem Óleo
- Saúde de Aracruz está entre as 30 melhores do país
- Educação publica Resolução que regulamenta a Etapa de Consulta Pública para Diretores Escolares
- Escolas da Rede Municipal de Ensino intensificam práticas de preservação do meio ambiente com o incentivo a hábitos alimentares saudáveis