Viveiro Municipal produz mais de 50 mil mudas durante 2025
Tudo começa com uma semente, um ramo ou uma estaca. A produção de mudas, embora muitas vezes passe despercebida, é a base de sistemas agrícolas, projetos ambientais e iniciativas de paisagismo que dependem de plantas fortes e bem desenvolvidas. A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca (Semap) trabalhou arduamente durante o ano de 2025 e produziu mais de 52 mil mudas de diversas espécies, fornecidas por meio de doação um total de 15 mil, beneficiando 1.121 munícipes de área rural e urbana de Aracruz.
A produção de mudas tem como principal objetivo fornecer plantas de qualidade, adaptadas às condições locais, garantindo maior taxa de sobrevivência após o plantio. Além disso, busca incentivar práticas sustentáveis, fortalecer a agricultura familiar e apoiar ações de recuperação ambiental e arborização de espaços públicos, como escolas e áreas urbanas. São produzidas em média 5 mil mudas de plantas por mês. Toda a produção é disponibilizada para serem utilizadas por munícipes em suas propriedades.
Para os produtores rurais, as mudas oferecem diversos benefícios como a redução de custos, já que diminui a necessidade de compra de mudas de terceiros; geração de renda extra, com a comercialização de mudas excedentes; maior autonomia produtiva, permitindo escolher espécies mais adaptadas ao solo e ao clima da região; melhoria da produtividade, pois mudas bem formadas resultam em plantas mais vigorosas e resistentes; valorização da propriedade rural, especialmente com o plantio de espécies frutíferas, florestais ou nativas.
Dentre as espécies produzidas no Viveiro Municipal estão as mudas frutíferas como a jaca, manga, jambo, cupuaçu, cajá-mirim, araçá- boi, jabuticaba, pinha, fruta do conde, ameixa, uva, acerola, biribiri, amora, pitanga, limão, goiaba, figo, fruta- pão, cacau, mamão, lichia, pitomba, mangaba, açaí, tamarindo, romã, abacate, mangostão. Já as nativas são os ipês roxo, rosa e amarelo, jatobá, pau-brasil, acácia rosa, flanboyant, castanheira, maçaranduba, fedegoso, pata de vaca, árvore do sabiá, paineira, sombreiro, árvore samambaia, guaiti da mata, umbaúba, muringa, jequitibá-rosa, ingá-feijão, murta, mamão jacatiá e urucum.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almir Vianna, fala da importância do cultivo para o meio rural. “A produção de mudas é um investimento no presente e, principalmente, no futuro do nosso município. Quando fortalecemos essa prática, estamos apoiando diretamente o produtor rural, oferecendo mais autonomia, redução de custos e novas oportunidades de geração de renda. Além disso, produzir mudas de diferentes espécies frutíferas, florestais e nativas significa cuidar do meio ambiente, recuperar áreas degradadas e promover o uso sustentável dos recursos naturais."
Os interessados em adquirir as mudas devem procurar a administração do viveiro e preencher a autorização necessária no local. Cada pessoa pode obter até 15 mudas das espécies de forma gratuita, acima desta quantidade será cobrada um pequeno valor de acordo com cada espécie desejada.
O Viveiro Municipal funciona de segunda a sexta, de 7h às 11h, e de 12h às 15h30, e está localizado na Rua Jurandor Peruchi, no bairro Planalto. Para mais informações entre em contato (27) 99816-3641
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Meio Ambiente destaca avanços do novo decreto de licenciamento ambiental em Aracruz
- Educação inicia cadastro e recadastramento do Passe Escolar para 2026
- Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade segue até o dia 11/01
- Bem-vindo 2026: Milhares de pessoas lotam a orla de Aracruz
- Projeto Nossa Praia garante acesso ao mar para pessoas com mobilidade reduzida em Barra do Sahy
- Semam orienta sobre cuidados com animais durante o verão
- Semam divulga resultado da Consulta Pública sobre a doação de área e ampliação dos limites do Parque Natural Municipal do Aricanga
- Semsa divulga Retificação Nº 01 do Processo Seletivo Nº 001/2025
- Atendimento do SINE localizado na Sede está temporariamente suspenso para manutenção
- Assinada a Ordem de Serviço para o início das obras da nova sede do CAPSi