Último encontro do Programa Saúde na Escola (PSE) em 2025 é marcado por relatos de práticas exitosas
Aconteceu na manhã desta terça-feira (18), no Auditório do Complexo de Saúde de Aracruz (CSA), bairro Jequitibá, a 10ª e última Reunião Geral do Programa Saúde na Escola (PSE) em 2025. O evento, que contou com as presenças da secretária de Saúde (Semsa), Rosiane Scarpatt, das subsecretárias de Educação (Semed) Regina Azeredo, e de Desenvolvimento Social (Semds) Eni Martins, teve como tema central os relatos de práticas e exitosas proporcionadas pela influência do PSE no Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei) Sete Anões e na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Bela Vista.
Antes mesmo de iniciarem as apresentações, a secretária da Saúde, Rosiane Scarpatt, fez uma fala de boas vindas e de agradecimento pela parceria com as demais pastas, parabenizando todos os envolvidos pelo sucesso do PSE, que alcançou reconhecimento nacional. “Minha fala com vocês hoje é de agradecimento e de parabenizá-los por todo empenho. Sabemos o quão desafiador é trazer temas que muitas vezes não é de nosso cotidiano. Por isso, ficamos muito orgulhosos por todos os frutos que recolhemos com o PSE, além da sensibilidade, porque se vocês não tivessem abraçado essa causa, ela não sairia do papel”, disse.
A pedagoga Rosângela Ramos e a diretora do Cmei Sete Anões, Dilza Célia Rui, mostraram aos presentes como o Programa Comunidade de Leitores, ao trabalhar o tema da alimentação saudável, trouxe resultados incríveis para a educação e conscientização dos estudantes. “Como a alimentação saudável na infância é essencial para o desenvolvimento físico e cognitivo de nossas crianças, trabalhamos muito com o incentivo à leitura e à cultura alimentar, o que vem contribuindo para a formação de hábitos conscientes desde os primeiros anos de vida”, ressaltou a Rosângela.
A pedagoga mostrou que ao despertar nas crianças, por meio da leitura, atividades lúdicas e sensoriais, o interesse por hábitos alimentares saudáveis, promove o bem-estar, a socialização e o desenvolvimento integral, despertando a consciência das crianças sobre os benefícios de uma boa alimentação desde a infância. “Conseguimos ampliar o vocabulário de nossos pequenos com palavras relacionadas à alimentação, desenvolver a oralidade por meio de rodas de conversa e reconto de histórias, além de estimular os sentidos como o tato, o paladar e o olfato com atividades sensoriais”, disse.
A influência do PSE no ‘Comunidade de Leitores’, em parceria com professores de Arte e de Atendimento Educacional Especializado (AEE) também permitiu promover a inclusão de crianças com deficiência por meio materiais adaptados, valorizando a leitura, a música, a arte e o brincar como formas de aprendizagem. Foram mostrados ainda os momentos de partilhas, sensibilidade e de valorização da diversidade com as oficinas sensoriais, a sacola literária, as saladas de frutas e o piquenique saudável, a confecção de cardápios em libras e os registro das atividades e oficinas.
A subsecretária da Semed, Regina Azeredo afirmou que o sucesso do PSE tem feito com que os bons hábitos alimentares nas escolas, por exemplo, refletem em atitudes positivas em toda a sociedade. “Se para nós que estamos aqui vendo esse compartilhamento de práticas exitosas é um prazer, imaginem para nossas crianças que vivenciaram e experimentaram isso dentro de suas escolas, levando muito conhecimento. Nós, enquanto sociedade, também levamos, porque quando essas crianças chegam em casa, seus hábitos mudam, pois eles pedem a seus pais para serem servidos com alimentos saudáveis, e isso é muito bom. O PSE veio para ficar. Parabéns a todos”, destacou.
Como as ações da UBS Bela Vista tem impactado positivamente as escolas?
Dando continuidade, a equipe da UBS Bela Vista, composta pela fisioterapeuta Maryane Almeida, pela nutricionista Camila Cardoso, pela psicóloga Lazenclezia Teodoro e pela farmacêutica Fátima, relatou as práticas e experiências exitosas que acontecem dentro das escolas pertencentes ao território atendido pela unidade. Foram mostradas diversas ações como a verificação da situação vacinal e atualização da caderneta de vacina, sendo que as crianças que estavam com as cadernetas desatualizadas foram encaminhadas para uma sala de vacina montada na própria escola; a importância da reciclagem e a conscientização da dengue, ações esta que foram feitas em parceria com a Equipe de Combate às Endemias da Semsa e Associação Recicle Aracruz.
Aos estudantes também são ofertados serviços de acuidade visual com aplicação do teste de Snellen, sendo este um importante momento para o aprendizado, pois cerca de 80% da aprendizagem escolar depende de uma boa visão, e de saúde bucal, com orientação da dentista por meio de apresentação de vídeo e palestra, e oferta de escovas, fio dental e creme dental. “Quando tratamos de temas considerados mais delicados como o consumo de bebidas alcoólicas e drogas, nos Cmei´s, por exemplo, convidamos os pais, já os que não comparecem, enviamos vídeos educativos”, explicou a psicóloga Lazenclezia.
Outros serviços que se destacaram foram a prevenção das violências e cultura de paz; os acidentes e a Lei Lucas; saúde sexual e reprodutiva, dentre outros. Finalizando, a psicóloga da Semsa, Juliana Monteiro, apresentou um resumo de todas as ações e conquistas do programa desde sua criação em 2007, e adesão em 2009. Já a ampliação da oferta e a criação do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTIM) ocorreram em 2022, contemplando todas as 54 escolas da Rede Municipal de Ensino, além de duas escolas estaduais e uma federal.
"Apesar de aderir ao PSE em 2009, a fragmentação do trabalho intersetorial tornava-se um potencializador de tal problemática, prejudicando a qualidade das atividades com escolares dentro do Município e impedindo o alcance das metas mínimas propostas. Conseguimos contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades”, disse Juliana.
Durante o ano de 2025 o PSE trabalhou 14 temáticas, entre elas; a promoção da atividade física; alimentação saudável e prevenção da obesidade; promoção da cultura de paz e direitos humanos; prevenção das violências, dos acidentes, de doenças negligenciadas, do uso do álcool, tabaco e outras drogas; a verificação da situação vacinal; além da saúde sexual e reprodutiva, entre outros.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Empodera Mais reúne empreendedoras em noite de troca, inspiração e valorização do protagonismo feminino
- 15ª Copa Nacional do Café de Futsal começa nesta quinta-feira (20)
- Comissão de Gestão Democrática (CGD) reúne presidentes das Comissões Eleitorais para alinhamento de diretrizes
- 10ª Convocação do Edital n.º 001/2025- Farmácia Cidadã
- Município debate desafios e perspectivas da população em situação de rua em seminário no dia 27
- Prefeitura entrega obras históricas de pavimentação em Vila do Riacho
- Aldeias Córrego do Ouro e Comboios recebem reunião do PDM
- Aracruz conquista liderança no IAN 2025 e se destaca no ambiente de negócios do Espírito Santo
- Seminário conecta ciência e comunidade em Aracruz
- Resultado Preliminar do Processo Seletivo Simplificado - Guardas Vidas 2025/2026