Seminário debate “As contribuições da diáspora africana para a Lei 10.639/2003: diálogos entre Brasil e Moçambique”
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) participou de terça-feira (8) a quinta-feira (10), no Campus da Ufes, em Vitória, do seminário “As contribuições da diáspora africana para a Lei 10.639/2003: diálogos entre Brasil e Moçambique”. O evento foi promovido pelo Governo Federal e provado pela Chamada CNPq/MIR n.º 02/2024, destinada a apoiar eventos científicos relacionados à questão racial e a suas políticas públicas (Ministério da Igualdade Racial e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
O seminário objetivou promover o debate sobre a educação das relações étnico-raciais, fortalecendo o compromisso com a equidade racial na educação pública. Sua proposta foi colaborar com a produção e socialização de conhecimentos de forma coletiva, criando bases sólidas para a construção e sustentação de políticas e ações voltadas à valorização da diversidade étnico-racial.
“Durantes esses três dias nossa equipe técnica participou de uma busca que ajudou na contribuição com a ampliação da agenda de pesquisa da área da educação das relações étnico-raciais (ERER) em nosso país a partir da produção de conhecimentos teóricos e práticos, de forma coletiva, que sustentam as políticas e ações dos gestores e profissionais da educação básica e do ensino superior com vistas à equidade racial. Nossa participação reafirma o compromisso da Rede Municipal de Ensino com a formação contínua de seus profissionais e com a construção de uma educação antirracista, inclusiva e de qualidade para todos”, ressaltou a subsecretária da Semed, Regina Ramos Azeredo.
O intercâmbio entre as experiências do Brasil e de Moçambique contribuiu para ampliar as reflexões acerca da história e cultura afrodescendente e africana, reforçando a importância da implementação efetiva da Lei n.º 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas. A técnica da Semed Dilzeni apresentou um minicurso destacando temas como a literatura de autoria dos povos originários. Já a técnica Andreia participou da mesa temática "Conhecimentos Indígenas e Quilombolas: interface com as práticas escolares".
Foram várias conferências com professores doutores, além de mediações, mesas temáticas, palestras, minicursos, sessões de comunicação e eixos que debateram temas como a ‘Formação docente e a Educação das Relações Étnico-Raciais’ e ‘Identidades e culturas africanas, afrodiaspóricas e indígenas’.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo