Saúde alerta para número de pacientes que faltam em consultas e exames médicos

Publicado em: 16 de julho de 2025
Texto: Thais Tonini Patuzzo
Imagem: Comunicação
Saúde alerta para número de pacientes que faltam em consultas e exames médicos

Você sabia que faltar sem avisar aquela consulta ou exame agendado na rede municipal de saúde, o impacto vai muito além de uma vaga perdida? De acordo com a Secretaria de Saúde de Aracruz (Semsa), o problema, que vem se tornando frequente, atinge diretamente a organização de saúde pública e compromete os recursos do município, uma vez que cada paciente gera um custo.

Os dados da Semsa mostram que o índice de absenteísmo, ou seja, quando o paciente falta, segue elevado. No período de janeiro a abril des ano, das 9.530 consultas especializadas marcadas, 1.924 pessoas não compareceram, representando 20% de ausência.

A Semsa tem adotado medidas importantes para reduzir o índice de faltas, como o contato telefônico prévio com os pacientes para confirmar consultas e exames agendados. A iniciativa busca otimizar o atendimento, dar mais agilidade às filas de espera e garantir que a população receba o cuidado necessário. No entanto, mesmo com esse esforço, muitas pessoas ainda deixam de comparecer ou sequer atendem às ligações, o que compromete a efetividade do serviço e o acesso de outros pacientes.

É importante que a população crie esse comportamento de informar qualquer impossibilidade de comparecimento. Uma atitude simples, mas que afeta diretamente no tratamento de outra pessoa que segue esperando os atendimentos”, pontua Rosiane Scarpatt, secretária da Semsa.

Rosiane ainda destaca que quando o cidadão faz sua parte, todo o serviço se torna mais eficiente. “A responsabilidade pelo bom funcionamento do sistema de saúde é compartilhada entre gestão e população, portanto, valorize sua vaga, respeite os profissionais envolvidos e, principalmente, pense no próximo. Sua atitude pode garantir o atendimento de quem mais precisa”, finalizou.

 

Consequências da falta sem aviso

  • Outras pessoas deixam de ser atendidas;

  • Mais tempo na espera para todos;

  • Atraso nos diagnósticos e tratamento de quem precisa;

  • Perda de recursos públicos.

O que você pode fazer para ajudar?
Se não puder comparecer a consulta ou exame, avise a Unidade de Saúde com antecedência. Isso permite que a sua vaga seja redirecionada a outra pessoa que também esteja precisando.



Compartilhe essa notícia: