Saae abre licitação para ampliação da infraestrutura de saneamento no bairro Santa Luzia
A Prefeitura Municipal de Aracruz, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), anuncia a abertura de licitação para a obra de complementação do Sistema de Esgotamento Sanitário da Sede. Nesta etapa, os serviços serão executados no bairro Santa Luzia, ampliando a infraestrutura de saneamento e contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população e para a preservação ambiental. CLIQUE AQUI PARA TER ACESSO AO LINK
A intervenção está inserida no Planejamento Estratégico do município e integra o projeto “93–99%”, cuja meta é elevar o índice de esgoto tratado de 93% para 99%, eliminando praticamente o descarte de esgoto sem tratamento na área atendida pelo Saae.
Com a execução da obra, cerca de 4.500 moradores do bairro Santa Luzia serão diretamente beneficiados, assim como moradores dos bairros Itaputera e Novo Jequitibá. O investimento estimado é de R$ 5,6 milhões, com prazo de execução de 270 dias úteis após a emissão da ordem de serviço.
O projeto prevê a ampliação da rede coletora e do emissário, a construção da nova Estação Elevatória de Esgoto Bruto (EEEB) Santa Luzia, além da modernização do sistema de bombeamento.
“Essa obra representa uma etapa fundamental dentro do planejamento do Saae para alcançar o patamar de 99% de esgoto tratado no município. Ela integra um conjunto de três intervenções estratégicas, sendo que as demais estão previstas para os bairros Bela Vista e Cupido, com projetos executivos em fase de elaboração e recursos já assegurados no orçamento de investimentos da autarquia. Nosso compromisso é avançar de forma contínua, garantindo eficiência operacional, sustentabilidade ambiental e mais qualidade de vida para a população”, destacou o diretor do Saae, Amadeu Wetler.
Universalização
Em 2024, a área atendida pelo Saae já havia registrado um avanço expressivo no tratamento de esgoto, passando de 33% para 93% após a conclusão de diversas obras de redes, interligações e estações de tratamento. Embora a Lei n.º 14.026/2020, que atualizou o Marco Legal do Saneamento, estabeleça a universalização a partir de 90%, a gestão municipal optou por ir além. Com o projeto 93–99%, o compromisso é seguir investindo até que não haja mais esgoto sem tratamento no município, reafirmando Aracruz como referência em saneamento e sustentabilidade.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Meio Ambiente apreende caranguejos durante fiscalização
- Copa de Verão de Beach Tênis reúne atletas e público na orla de Aracruz
- Verão 2026: Confira as atrações do próximo final de semana
- Educação divulga Calendário Oficial e esclarece dúvidas quanto ao cadastro e recadastramento do Transporte e Passe Escolar
- Desenvolvimento Urbano realiza reunião on-line da quarta etapa da revisão do PDM
- Cras: a porta de entrada da proteção social em Aracruz
- Secretaria de Gestão oferece nova etapa de cursos, na modalidade on-line, para servidores
- Semam inicia cadastramento de famílias tradicionais na RDSM Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim
- 3ª Chamada Edital 002/2025 - SEMED
- Vem aí a Jornada do Regime de Colaboração 2026!