Revisão do PDM: Prefeitura promove fóruns para coleta de informações e contribuição popular
Dando continuidade às ações de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdur) convida moradores, associações e entidades a participarem dos Fóruns do Plano Diretor. Um momento de escuta ativa e participação popular, onde todos poderão contribuir para a construção das novas diretrizes e ações do documento.
A programação dos fóruns terá início nesta terça-feira (23), com realização até o final de outubro, e será dividido por localidades. Durante os encontros, os participantes terão a oportunidade de conhecer o que é o PDM, entender como está sendo realizada a sua revisão e compreender a importância dessa iniciativa para o desenvolvimento do município.
Além disso, haverá um espaço dedicado à participação popular, em que todos poderão apontar os principais gargalos da cidade e sugerir melhorias. Para quem não puder participar de forma presencial, as contribuições podem ser feitas através do site www.pdm.aracruz.es.gov.br, ou pelo e-mail aracruz.pdm@gmail.com.
Após a realização dos fóruns, a Semdur fará a sistematização das informações coletadas para elaboração do diagnóstico técnico. Em seguida, serão realizadas as Audiências Públicas do documento, dando início a formulação das diretrizes e objetivos do PDM.
Fóruns e Audiência Pública
No processo de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), fóruns e audiências públicas têm papéis diferentes, mas complementares. Os fóruns são espaços de diálogo mais aprofundado e participativo, geralmente divididos por temas ou regiões, onde os participantes podem debater, fazer perguntas e apresentar sugestões específicas.
Já as audiências públicas têm um caráter mais formal e amplo. Nelas, o PDM ou as alterações propostas são apresentadas oficialmente à população, garantindo transparência e acesso à informação. Nesse espaço, os cidadãos podem registrar opiniões, fazer perguntas e dar sugestões, mas o formato é mais voltado para o esclarecimento e registro das contribuições.
Confira a programação de fóruns dessa semana:
Vila do Riacho
Data: 23/09
Horário: 09h às 11h
Local: Clube Riachão – Rua Cel. Herculano Leal, 466.
Participantes: moradores, associações e entidades
Barra do Riacho
Data: 23/09
Horário: 14h às 16h
Local: Associação de Moradores Barra do Riacho (ACBR) - Rua Zilda Azeredo Cordeiro, 60).
Participantes: moradores, associações e entidades
Santa Marta, Barra do Sahy, Praia dos 15, Putiri, Mar Azul, Sauê, Praia dos Padres e adjacências
Data: 25/09
Horário: 09h às 11h
Local: Associação de Pescadores e Marisqueiros de Barra do Sahy ( APMBS)
Participantes: moradores, associações e entidades
Coqueiral, Caieiras Velha, Pontal do Piraquê-Açú, Novo Irajá e adjacências
Data: 25/09
Horário: 14h às 16h
Local: Oficina de Artes Coqueiral (Av. dos Coqueiros)
Participantes: moradores, associações e entidades.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 15ª Copa Nacional do Café de Futsal começa nesta quinta-feira (20)
- Comissão de Gestão Democrática (CGD) reúne presidentes das Comissões Eleitorais para alinhamento de diretrizes
- Último encontro do Programa Saúde na Escola (PSE) em 2025 é marcado por relatos de práticas exitosas
- 10ª Convocação do Edital n.º 001/2025- Farmácia Cidadã
- Município debate desafios e perspectivas da população em situação de rua em seminário no dia 27
- Prefeitura entrega obras históricas de pavimentação em Vila do Riacho
- Aldeias Córrego do Ouro e Comboios recebem reunião do PDM
- Aracruz conquista liderança no IAN 2025 e se destaca no ambiente de negócios do Espírito Santo
- Seminário conecta ciência e comunidade em Aracruz
- Resultado Preliminar do Processo Seletivo Simplificado - Guardas Vidas 2025/2026