Projeto Rumo ao Sucesso: Educação promove live explicativa quanto ao edital Ifes 2025
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), promoveu na noite desta quinta-feira (28), uma live explicativa quanto ao edital Ifes 2025 do Projeto Rumo ao Sucesso. O momento foi mediado pela professora e Coordenadora do projeto, Lorena Mercier, transmitido pelo canal oficial da prefeitura no Youtube e destinado aos pais e/ou responsáveis dos estudantes que pretendem se matricular no curso.
Antes mesmo do início das explicações a Secretária de Educação, Jenilza Spinassé, apareceu para deixar uma mensagem de apoio aos estudantes e famílias. “É uma alegria participar desse momento tão importante. Queria agradecer à nossa coordenadora Lorena, que tem dado toda atenção necessária para o desenvolvimento desse projeto. Hoje, ela esclarecerá o edital, para que nossos estudantes possam se inscrever corretamente e, em breve, certamente, comemoraremos juntos os bons resultados. Aproveitem esse momento para tirar todas as dúvidas e sucesso a cada um de vocês”, disse.
No início da live, a Coordenadora do Projeto Rumo ao Sucesso, Lorena Mercier, explicou a necessidade desse passo a passo para a inscrição do estudante. “Nossa secretaria está de portas abertas para o esclarecimento de dúvidas. Essa iniciativa, aconteceu pelo fato de alguns estudantes apresentarem dificuldades no ato da inscrição, de entender em qual vaga eles podem concorrer. Entendemos que um edital é complicado, por isso estamos aqui hoje. Vamos mostrar, por exemplo, questões como ‘quem pode se inscrever e quem não pode se inscrever’ como um cotista”, explicou.
O primeiro ponto abordado foi a retificação feita no edital em 18 de agosto, e que ele possui um cronograma específico, com os períodos de cada etapa do processo de seleção “Esse cronograma é a parte mais importante do edital, porque é onde mostra todas as etapas que irão acontecer, como o período de solicitação de taxa de isenção, resultado da isenção solicitada, data de aplicação da avaliação entre outros”, disse.
Lorena destacou ainda os principais tópicos do edital para facilitar o acesso às informações que necessitam de mais atenção das famílias, pois são os prazos que regem o processo seletivo. O Campus Aracruz está ofertando 120 vagas, sendo 40 para o curso técnico de mecânica e 80 para o curso técnico de química. “Esse processo seletivo tem as seguintes etapas: inscrição; prova objetiva (questões de múltipla escolha); comprovação da condição de cotista (para os inscritos nas vagas AA1, AA2, PPI, Q e PcD) e o resultado. As aulas presenciais se iniciarão no primeiro semestre de 2026”, falou.
Após detalhar cada parte do edital, os pais ainda puderam assistir um vídeo com o passo a passo para a correta inscrição que é feita única e exclusivamente pelo site do Ifes. Os pais também tiveram a oportunidade de tecer perguntas à coordenadora para que nenhuma dúvida ficasse no ar.
Compartilhe essa notícia:
Anexos:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo