Projeto Rio Doce Escolar: III Encontro da Rede de Educadores Ambientais (Erea) é marcado por emoção e belas exposições de trabalhos

Aconteceu na manhã e tarde deste sábado (18), no Auditório do Ifes Campus Aracruz, o III Encontro da Rede de Educadores Ambientais (Erea). O evento foi uma culminância dos cursos de aperfeiçoamento em educação ambiental, de formação e capacitação dos educadores, com uma rede composta com mais de 240 propostas pedagógicas aplicadas que foram apresentadas pelos cursistas, professores e lideranças das escolas.
Quem passou pelo pátio do Campus pôde apreciar uma farta e rica exposição pedagógica da ‘Sirene em Pinturas’, que contou com inúmeras produções da especialização realizada durante a oficina "Tintas da Terra", com tintas de solo. No ambiente ainda continha uma apresentação da proposta pedagógica aplicada em formato de banner, que ficaram distribuídos em ordem alfabética.
Já dentro do auditório, antes mesmo da apresentação e falas das autoridades presentes, o público, que compareceu em peso, pôde apreciar um belíssimo momento cultural do Grupo Tupinikim 'Guararatã da Juventude' da aldeia Irajá. Sob a coordenação do indígena Leonardo, 17 jovens cantaram e tocaram seus tradicionais instrumentos musicais.
Compuseram a mesa de honra o Diretor-Geral do Ifes Campus Aracruz Leandro Bitti Santana, a Coordenadora-geral do Projeto Rio Doce Escolar e do Programa Educimat, Manuella Villar Amado, o Secretário de Estado da Educação (Sedu), Vitor Amorim de Ângelo, o prefeito Dr. Coutinho, a secretária municipal de Educação (Semed) Jenilza Spinasé, o superintendente de Educação de Linhares (SRE 4) André Filipe Costa Souza, a gerente de Projetos Estratégicos da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Aline de Paula Nunes, dentre outras autoridades.
A professora Manuella Villar Amado deu as boas vindas aos presentes, lembrando que Aracruz é o município mais indígena do Espírito Santo. “Que alegria! Estamos na cidade mais indígena de nosso estado e no campus mais verde do Ifes. É muito bom estar com vocês nessa culminância dos cursos de aperfeiçoamento e especialização do Projeto Rio Doce Escolar, nosso terceiro Erea. Estávamos todos muito ansiosos por esse momento. Queria primeiramente agradecer a todos nossos parceiros, e lembrar que temos uma programação para todo o dia. Pela manhã teremos uma discussão mais voltada para a formação dos professores, e na tarde iremos para as apresentações das PPA´s, e para coroar o brilhantismo de vocês, no final do dia haverá uma homenagem e certificação”, disse.
Em seguida, o prefeito Dr. Coutinho deu os parabéns ao corpo docente, enfatizando o quão importante é o Projeto Rio Doce Escolar. “Hoje é um dia especial para nossa cidade e para toda comunidade escolar. Estamos aqui hoje não apenas para celebrar a culminância desse projeto, mas também para reforçar o nosso compromisso com o meio ambiente, com a educação e com as futuras gerações. O rio Doce que conhecemos é mais do que um curso d´água, ele é vida, história e memória de nossa comunidade. Esse projeto vem para transformar aqueles que acreditam que a mudança começa com a educação. Essa iniciativa, que oferece diversas atividades para a comunidade escolar, é um exemplo claro de como podemos integrar ensino, pesquisa, extensão e projeto que ajudam a transformar vidas. Todos vocês estão plantando sementes de conscientização ambiental. Parabéns a todos por essa linda iniciativa”, ressaltou.
E por falar no conjunto de esforços que vem ajudando e muito a preservação e manutenção do meio ambiente, a secretária da Semed, Jenilza Spinasse, reforçou a necessidade de se manter a conexão e articulação dessa rede entre os municípios envolvidos na causa. “Uma rede é isto! É a união de várias pessoas em prol de um único objetivo, e enquanto secretária de educação, não tenho dúvida que é por meio das formações que nós vamos provocar, de fato, mudanças no nosso fazer. E quando eu olho para vocês, educadores, consigo perceber que esta formação está fazendo cada vez mais sentido para todos nós que não estivemos diretamente no processo formativo, mas pudemos acompanhar por meio de cada banner que expõem a importância da inclusão e da educação infantil. Esse projeto não pode parar e precisa ser ampliado para que mais educadores fortaleçam o movimento dessa rede ambiental, porque estamos tratando de vidas e de um planeta que pede socorro”, completou.
Projeto Rio Doce Escolar
O Projeto Rio Doce Escolar visa promover uma ação em nível de pós-graduação de educadores (professores, gestores e representantes comunitários atuantes nas escolas públicas de educação básica dos municípios de Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Linhares e Marilândia, todos localizados na Bacia do Rio Doce, integrando atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Para destinação em rede entre o Ifes, a Secretaria de Recuperação do Rio Doce, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento e Tecnologia (Facto), Governo do Estado e secretarias municipais de educação, o projeto tem como órgão executor o Programa de Pós Graduação em stricto sensu em Educação, Ciências e Matemática (Educimat), com 247 estudantes matriculados nos cursos de aperfeiçoamento e especialização.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Consulta Pública para ampliação dos limites do Parque Natural Municipal do Aricanga tem início nesta segunda (20)
- Aracruz recebe Cidade Expo Inovadora nos dias 21 e 22 de outubro, na Faacz
- Formação: centenas de servidores participam da abertura da Semana de Capacitação
- Santa Cruz será palco do Aracruz Sabores “Festival Frutos do Mar”
- Cerimônia marca a conclusão e certificação dos estudantes do curso preparatório Rumo ao Sucesso
- 2º Encontro “Ação pela Alfabetização” reforça compromisso com a qualidade da educação em Aracruz
- Cordial atualiza horários de duas linhas viárias
- Convocação Nº 008, Edital 001/2025 - SEMSA
- Educação informa que professores da Rede Municipal de Ensino já podem solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB)
- Seminário de pais no Cmei Chapeuzinho Vermelho traz inspiração para alinhar o desenvolvimento infantil ao currículo