Projeto Comunidade de Leitores: EMEF Ermelinda Giacomin Farina arrecada alimentos para as vítimas de enchente no Rio Grande do Sul
Após tomar ciência das chuvas no Rio Grande do Sul, professores da EMEF Ermelinda Giacomin Farina, Sauê, começaram a refletir sobre quais sentimentos e emoções poderiam surgir em cada um com a tragédia que assolou os gaúchos. Pensando nisso, e tendo nas mãos uma importante ferramenta para promover uma ajuda nesse cenário, que é a educação e as ações em sala de aula, a escola promoveu junto a seus estudantes, um grande trabalho de conscientização.
“Para minha surpresa, poucos alunos sabiam do que vem acontecendo com as chuvas lá no sul. Sendo assim, me preocupei em trazer de forma clara as notícias, e percebi que eles foram se envolvendo. Desta forma, nós utilizamos nessa abordagem a projeção do livro: E a chuva, de Sabrina Fuhr, feito especialmente para essa tragédia”, explicou a professora Kelly Farina Benfica da turma do 1º ano A.
Ainda de acordo com a professora, foram realizadas rodas de conversas, relatos e reflexões sobre a empatia, nomeando emoções, e mostrando a importância em preservar o meio ambiente e como se pode contribuir com essas pessoas. “Propus às crianças fazermos uma caixa especial, onde doaríamos algo para quem perdeu tudo. Expliquei como faríamos com auxílio das famílias deles. Foi lindo ver a empolgação, alegria e a vontade em ajudar! Nesse momento percebi que meu objetivo havia sido alcançado”, comemorou.
Os trabalhos foram embasados no Projeto Comunidade de Leitores, sendo que foram lidos vários textos literários, como o do autor Jaques Farina, que visitou a escola para um momento de leitura. Já a pedagoga Cristiane Correa Dias, destacou a importância da leitura no desenvolvimento de cada criança, que fomenta, por exemplo, a solidariedade. Durante esse trabalho de conscientização, vários alimentos e donativos foram arrecadados para serem doados às vítimas no Rio Grande do Sul.
A leitura é uma prática que traz inúmeros benefícios aos leitores, e quando estimulada desde a infância, os impactos positivos podem ser muito maiores. Por meio dela, as crianças desenvolvem a concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimulam a linguagem oral e ampliam a capacidade criativa. Neste caso, em específico, a solidariedade”, explicou.
Contos que encantam
Para oportunizar os educandos a ampliarem seu repertório, foi elaborado o projeto Contos que Encantam, que tem por finalidade o acesso aos diferentes gêneros textuais. Várias pessoas foram convidadas a visitar a escola e compartilhar uma leitura. Pais e funcionários também contribuíram para esse momento que foi aguardado com muita expectativa pelos alunos.
Entre todos foi lido um conto sobre amigos, do livro “47 anos lições de uma vida” de Jaques Farina. “Os olhinhos de cada criança brilhavam ao reconhecerem o autor. Tivemos um emocionante momento com conversas, leituras e muitas perguntas que propiciou aprendizagem significativa”, lembrou a professora Kelly.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento