Projeto Aracruz, nosso povo, nossa história leva belíssimas exposições da cultura tupiniquim para escolas da Rede Municipal de Ensino

Aconteceu nesta última sexta-feira (23), no Centro Municipal de Educação Básica de Tempo Integral (CMEBTI) Esther Nascimento do Santos, em Santa Rosa, a culminância do primeiro momento do Projeto Aracruz, nosso povo, nossa história e cultura. Na ocasião, a pedagoga Indígena Marli da aldeia de Irajá, na companhia do grupo de danças das aldeias Irajá e Caieiras Velhas, esteve na escola para participar das ações.
O “Projeto Aracruz, nosso povo, nossa história e cultura” é uma iniciativa que atenderá a rede municipal de ensino durante todo ano letivo, levando conhecimento, cultura e arte para os estudantes. No CMEBTI Esther Nascimento o trabalho foi supervisionado pela diretora Rosimere Nunes Duarte e sua equipe, que envolveu as crianças na exposição de belíssimas artes.
“Para que nossos pequenos pudessem expor seus belos trabalhos, todos participaram de pesquisas, além de explorarem tudo que envolve a produção de alimentos, a caça e pesca, os brinquedos e artesanatos, e as ervas medicinais e moradias da nossa região”, ressaltou Rosimere.
Durante a exibição das danças dos indígenas também houve um momento de apreciação das falas e dos instrumentos musicais e músicas na língua tupiniquim. “Considero de extrema importância levarmos as ações desse projeto para nossas escolas, pois trata-se de um grande reforço para conseguirmos manter ainda mais viva nossa cultura indígena. Somos a única cidade do estado que ainda têm indígenas que vivem em aldeias, e isso é motivo de muito orgulho para todos nós”, enfatizou a secretária da Semed, Jenilza Spinassé.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura recebe Balanço dos Resultados Educacionais do 1º semestre da Superintendência Regional de Educação
- Saae conclui travessia subterrânea para ampliar rede de esgoto em Aracruz
- Presença histórica: Aracruz recebe Ministra da Cultura no lançamento da 6ª Teia pela Justiça Climática
- I Conferência Regional de Políticas Públicas para as Mulheres vai reunir municípios em defesa dos direitos da mulher, em João Neiva
- Cinco brincadeiras para você interagir com seu filho durante o recesso escolar
- Saae anuncia plano para elevar índice de esgoto tratado a 99%
- Aracruz celebra o Dia do Evangélico com show de Eli Soares neste sábado (19), às 19 horas
- Macrodrenagem da Grande Bela Vista entra na reta final com 90% da obra concluída
- Próximo final de semana Vila do Riacho e Jacupemba serão palco de festa julina
- 13ª Itália Unita encerrou com programação memorável