Programas Cooperativas Escolares é apresentado à Prefeitura de Aracruz
A secretária de Educação (Semed) da prefeitura de Aracruz, Jenilza spinassé, recebeu na manhã desta segunda-feira (29), os representantes do Sistema Sicredi Rodrigo Costa, Cristiane Portes e Jaílson Araújo para conhecer o Programa Cooperativas Escolares. Trata-se de uma ação que vem para ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo.
Neste programa, os estudantes são os protagonistas, atuando como pesquisadores, investigadores e compartilhando conhecimentos com todos. Para a Sicredi, a Cooperativa Escolar é um espaço de aprendizagem sobre os princípios do cooperativismo, ajudando a desenvolver a liderança, o empreendedorismo social, a educação financeira e a inclusão social.
A participação dos estudantes nesse processo, de preferência os do ensino fundamental 2 que estejam cursando os anos finais, acontece por livre adesão e voluntária da escola interessada, que destinará um professor-orientador com carga horária semanal. Uma vez inserida, a escola passa a fazer parte de uma rede de cooperação, com as participações de uma assessoria pedagógica, organizações do movimento cooperativista, comunidade escolar, além da mantenedora e Sicredi.
Com a rede formada, os envolvidos participam de oficinas de aprendizagem e eventos de intercooperação em parceria com outras cooperativas e instituições. “Nós vamos eleger uma escola que selecionará entre 30 e 35 alunos para fazer parte desse programa. Ela servirá de piloto para que possamos conhecer os resultados pedagógicos do programa. Acredito que esta parceria será uma grande oportunidade de gerar frutos, permitindo aos alunos terem mais acesso a novas áreas do conhecimento”, destacou Jenilza Spinassé.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde publica 9ª Convocação do Processo Seletivo N.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte
- Secretaria de Serviços Urbanos é campeã do Campeonato de Futebol dos Servidores Municipais de Aracruz
- Alunos de Aracruz aprendem sobre preservação no projeto Escola no Manguezal
- Centro de Convivência dos Idosos é modernizado com melhorias em acessibilidade e nova quadra poliesportiva coberta
- Prefeitura realiza melhorias em cemitérios municipais para o Dia de Finados
- Rematrícula dos estudantes da Rede Municipal de Ensino se inicia na próxima segunda-feira (3/11)
- Agrinho 2025 é encerrado com sucesso em Aracruz
- Programa Compra Direta é lançado, beneficia 130 famílias e fortalece a agricultura familiar em Aracruz
- Consulta Pública do Diagnóstico do serviço de limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos
- Encontro formativo sensibiliza pedagogos a identificarem potencialidades e desafios em docentes da Educação Infantil