Programa Saúde na Escola: crianças do Cmei Donatila Coutinho participam de conversa sobre prevenção da violência e exploração sexual infantil

A Prefeitura de Aracruz, por meio das secretarias de Assistência Social (Semas), Educação (Semed) e Saúde (Semsa) – Programa Saúde na Escola (PSE) – realizou na manhã desta quinta-feira (8), no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Donatila Coutinho, uma conversa com os alunos da Educação Infantil - Grupos 4 e 5 do matutino sobre prevenção da violência e exploração sexual.
O momento foi proferido pela psicóloga Juliana Monteiro (Semsa), com apoio da também psicóloga Fabiana Feliciano (Semed). “É muito importante começarmos a abordar o tema sobre violência e exploração sexual infantil com esses alunos. Tendo em vista que as crianças são as mais vulneráveis e vítimas dessas circunstâncias. Para isso, nós do Programa Saúde na Escola (PSE) trabalhamos com atividades lúdicas, vídeos, músicas, além de fantoches e bonecos”, destacou Juliana.
Ainda de acordo com Juliana, com essa metodologia aplicada, as crianças interagem e aprendem mais. “É muito bom ver como elas interagem e compreendem nossa mensagem. Esse momento foi muito gratificante pois percebemos que estamos conseguindo semear o coração delas, fazendo com que aprendam e consigam se defender”, explicou.
Para a psicóloga Fabiana Feliciano, trabalhar esse tipo de prevenção com o público infantil é algo fundamental. “São ações como esta que nos permitem abordar, com a educação sexual, o fortalecimento de vínculos afetivos e de confiança. Temos a obrigação de ensiná-las desde cedo sobre seu corpo, os limites e consentimento, sendo que estamos lidando com um público que é mais propenso a abusos. Acreditamos que desta forma as crianças e adolescentes possam construir uma maior confiança nos adultos, e caso algo aconteça, elas consigam relatar qualquer situação que lhes causem desconforto”, completou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Pós-Graduação em Eficiência Energética Industrial fomenta a otimização de custos e a sustentabilidade no setor fabril
- Prefeitura convida para II Oficina de Planejamento do Projeto Orla Aracruz
- Procon Municipal realizado Mutirão de Renegociação de Dívidas e Cidadania
- Vagas para os cursos da Semana de Capacitação já foram preenchidas
- Nossocrédito completa 20 anos em Aracruz com homenagens e histórias de superação
- Programas Douradinho e Abraça o Mar incentivam estudantes da Rede Municipal de Ensino à leitura e à conscientização ambiental em defesa das águas
- Compromisso com a Alfabetização: Aracruz marca presença em mais uma formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 85ª Chamada
- Processo Seletivo 002/2024: Educação divulga a Chamada n.º 30
- Diagnóstico habitacional vai orientar políticas públicas e novos investimentos em Aracruz