Prefeitura reforça importância do descarte de materiais nos ecopontos
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), reforça junto à população a importância do descarte correto de materiais sólidos. O município conta com Ecopontos públicos preparados para receber esse tipo de resíduo, garantindo mais organização e limpeza nos bairros.
A Semsur é responsável por disponibilizar a estrutura física necessária para o funcionamento dos ecopontos, que funcionam como pontos de coleta adequados para diferentes tipos de materiais. Além da manutenção desses espaços, a Prefeitura realiza de forma contínua ações de comunicação para conscientizar os moradores sobre a destinação correta dos resíduos. Na imagem podemos observar que o descarte no bairro Itaputera feito em local que não é um ecoponto, acaba gerando desconforto para quem precisa utilizar o abrigo de ônibus.
A administração municipal destaca que a participação da comunidade é fundamental. Com a colaboração dos moradores, Aracruz mantém um ambiente urbano mais limpo, sustentável e agradável para todos.
Um ponto viciado de resídios sólidos e outros materiais como móveis velhos, eletrodomésticos e lixos é uma área degradada. Esses locais se tornam focos de insalubridade acarretando surgimentos de roedores, baratas, moscas e urubus, gerando a degradação do ambiente, espaço urbano e prejudicando a qualidade de vida do próprio morador responsável pelo descarte.
Infelizmente, ainda é comum encontrar restos de construção civil, móveis e outros materiais descartados em calçadas ou vias públicas dias antes da coleta programada podendo ocasionar obstrução de passagens, acidentes ou alagamentos nos bairros.
“Não basta apenas separar os resíduos ou levar até a calçada. É preciso fazer isso com responsabilidade, perto da data certa, e nos pontos definidos pela coleta. Caso contrário, todo o esforço da coleta pública e dos ecopontos é comprometido”, alerta o secretário da pasta, Paulo Neres.
“Educação ambiental, fiscalização e infraestrutura são importantes, mas é a atitude da população que realmente transforma. Aracruz pode e deve ser exemplo de cidadania e sustentabilidade”, reforçou o secretário.
A Prefeitura de Aracruz reforça a responsabilidade pelo destino do lixo também é do cidadão! Quando cada morador faz sua parte, a cidade fica mais limpa, segura e saudável para todos. Fiquem de olho no cronograma da coleta disponível no site da prefeitura e rede social. Já os ecopontos estão localizados nos bairros: Itaputera, Barra do Sahy e Santa Cruz. O ecoponto do bairro Segatto está desativado temporariamente devido a obra de macrodrenagem.
Ecopontos
Itaputera - Av. Sete de Setembro nº 1070 - Fábrica de Manilha
Funcionamento: Segunda a Sexta - 07h às 16:30
Barra do Sahy - Ao lado da Arca praiana
Funcionamento: Segunda a Sexta - 07h às 16:30
Santa Cruz - Próximo a fonte do cajú
Funcionamento: Segunda a Sexta - 07h às 16:30
Segatto - Ao lado do campo (desativado temporariamente)
Funcionamento: Segunda a Sexta - 07:30 às 10:30 / 13h às 16:30
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 15ª Copa Nacional do Café de Futsal começa nesta quinta-feira (20)
- Comissão de Gestão Democrática (CGD) reúne presidentes das Comissões Eleitorais para alinhamento de diretrizes
- Último encontro do Programa Saúde na Escola (PSE) em 2025 é marcado por relatos de práticas exitosas
- 10ª Convocação do Edital n.º 001/2025- Farmácia Cidadã
- Município debate desafios e perspectivas da população em situação de rua em seminário no dia 27
- Prefeitura entrega obras históricas de pavimentação em Vila do Riacho
- Aldeias Córrego do Ouro e Comboios recebem reunião do PDM
- Aracruz conquista liderança no IAN 2025 e se destaca no ambiente de negócios do Espírito Santo
- Seminário conecta ciência e comunidade em Aracruz
- Resultado Preliminar do Processo Seletivo Simplificado - Guardas Vidas 2025/2026