Prefeitura e Sebrae reforçam parceria para ensino do empreendedorismo
A prefeitura de Aracruz, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Semde) e Educação (Semed) e o Sebrae assinaram nessa segunda-feira (29) um termo de parceria com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo nas escolas da rede municipal de ensino. Participaram do evento o prefeito de Aracruz Dr. Coutinho, os secretários da Semde, José Eduardo e Semed, Jenilza Spinassé, vereadores e representantes do Sebrae. A primeira escola a ser contemplada será a EMEF Ezequiel Fraga Rocha, no bairro Bela Vista. Mais de 200 alunos, de sete turmas do 9º ano serão estimulados a pensar coletivamente, a avaliar oportunidades, a valorizar a cultura local, a integrar-se com as pessoas e a tomar decisões em objetivos comuns.
Segundo o secretário da Semde, José Eduardo Azevedo, está parceria é resultado da Ação do Programa Cidade Empreendedora. Este programa é importante para disseminação da cultura empreendedora entre os jovens visando despertar na população escolar a iniciativa na busca de possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio da criação de seu próprio negócio.
A metodologia contempla a vivência do aluno nas diversas fases do curso. O tema proposto para cada série é adequado à faixa etária correspondente bem como as dinâmicas grupais, exercícios e pesquisas. Toda e qualquer atividade desenvolvida no curso deve estar integrada às demais atividades escolares e educacionais, para que ressalte e fique claro o papel do curso como instrumento pedagógico para o fomento de uma cultura empreendedora voltada a objetivos comuns.
Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos – Novas Ideias, Grandes Negócios
Propicia que os alunos vivenciem o dia a dia de um empreendedor. Muito comum aos jovens, a vontade de tomar decisões e de fazer acontecer são pontos de destaque no curso, pois um diferencial é que os alunos podem escolher qual tipo de negócio montarão. Por meio de leituras, debates e reflexões os alunos direcionam seus esforços e interesses para o setor mais adequado para a oportunidade que identificarem. Nesta etapa, os jovens poderão:
-
criar e promover o seu próprio negócio;
-
definir o tipo de negócio que desejam montar;
-
desenvolver um plano de negócio quer privilegia a cultura e as oportunidades locais.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Trabalho infantil: ação do Creas mobiliza população na orla durante o carnaval
- Carnaval 2026: tecnologia a favor da segurança dos aracruzenses e turistas
- Aracruz recebe simulado de salvamento aquático na Praia de Barra do Sahy neste sábado (14)
- Oficina debate como o novo PAR pode fortalecer o regime de colaboração
- Especialista em neurociências, tecnologia educacional e psicanálise da criança e do adolescente palestra a professores, pedagogos e diretores da Rede Municipal de Ensino
- Aracruz abre Carnaval 2026 com shows, marchinhas e atrações para toda a família no litoral
- 9ª Chamada Edital 002/2025 - SEMED
- Aracruz apresenta projetos do Planejamento Estratégico para os próximos dez anos
- Prêmio Mais Professores – Valorização: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus são reconhecidos nacionalmente pelo excelente desempenho no Ideb 2024
- Mobilidade Urbana inicia notificação de veículos abandonados nas vias públicas