Prefeitura de Aracruz institui o “Dia da Paz e da Gentileza" nas escolas da Rede Municipal de Ensino
O prefeito Dr. Coutinho decretou nesta segunda-feira, (25) de novembro, data em que se completou dois anos do massacre em Coqueiral, o Dia da Paz e da Gentileza nas escolas da Rede Municipal de Ensino. O objetivo do decreto é promover valores, atitudes e práticas que contribuam para a construção de uma sociedade pacífica e justa.
Desta forma, as escolas nesta data deverão realizar atividades que promovam a reflexão e o cuidado com a vida de forma a oportunizar que os estudantes e demais integrantes da comunidade escolar desenvolvam habilidades para resolver conflitos de maneira não violenta, cultivando o diálogo, a tolerância e o respeito pelas diferenças.
Com esse decreto, a cada ano, as atividades deste dia deverão estar voltadas para atenção ao cuidado com as pessoas, com as escolas promovendo, por exemplo, o minuto de silêncio em homenagem às vítimas de violência, um momento do abraço, leitura e/ou distribuição de mensagens, reflexão sobre a valorização dos professores/colegas por meio do cuidado e de garantia da boa convivência, além de murais informativos e reflexivos.
Também poderão desenvolver atos de gentileza entre turmas, realização de palestras, campanhas educativas e atividades pedagógicas que exercitem a cultura de paz e o respeito. E nesta segunda-feira (25), várias escolas da rede já se mobilizaram e promoveram diversas ações.
No Cmei Sete Anões, em Vila Nova, a equipe gestora confeccionou diversos panfletos informativos que foram encaminhados à comunidade escolar alertando sobre a necessidade de se fomentar uma profunda reflexão sobre o atentado, transformando o luto em força para a construção de um futuro com mais valorização à vida.
A Emef Álvaro Souza, em Vila do Riacho, participou de um belo momento social junto a alunos dos 4º anos e na Emef Zenília Varzem Ribeiro, em Barra do Riacho, a equipe gestora passou de sala em sala abordando o assunto que está sendo tratado com os alunos de forma lúdica.
“Com os alunos foi proposto a confecção de um cartaz em folha A4 escrito abraço grátis, que foi fixado na blusa em frente ao peito. Nós falamos sobre o afeto com a equipe na entrada do turno, e cada servidor também foi convidado a fazer esse cartaz”, disse o diretor Marcelo Zopelari.
A diretora do Cmei Chapeuzinho Vermelho Adriana Alves dos Santos Abud explicou que, considerando o marco do dia 25 de novembro em Aracruz, foi preciso garantir um momento de oportunidade para se refletir sobre a necessidade do respeito às diferenças nas relações interpessoais. “O dia 25 agora é o dia de abraçar, ser gentil e estar atento ao cuidado com as pessoas com as quais convivemos. Por isso é muito importante que cada escola promova um momento assim, com um minuto de silêncio, leitura ou distribuição de mensagem e reflexão sobre a valorização dos professores/colegas”, completou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz
- Política Municipal de Educação Ambiental é destaque no II Seminário de Ciência Cidadã da Unesco
- Arena de verão vai movimentar o litoral de Aracruz com atividades esportivas e incrições para o vôlei de praia 2026
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy