Prefeito e secretários participam de Cerimônia de Honra à comunidade escolar de Coqueiral
A manhã desta sexta-feira (16) foi de muita emoção na Cerimônia de Honra aos membros da comunidade escolar de Coqueiral. As homenagens foram em memória às vítimas do atentado ocorrido no dia 25 de novembro à Escola Estadual “Primo Bitti” e ao Centro Educacional Praia de Coqueiral, e em solidariedade aquelas que se encontram em recuperação.
O prefeito Dr. Coutinho; a secretária de Ações Estratégicas, Jeesala Coutinho; de Educação, Jenilza Spinassé; de Saúde, Rosiane Scarpatt, de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds), Iohana Kroehling, e de Comunicação, Moisés Mercier, participaram do momento, além de professores, coordenadores escolares, pedagogos, estudantes, pais, representantes do Ministério Público (MPES), empresas e instituições.
Logo no início foi feito um minuto de silêncio. A apresentação do coral Barra do Sauê, discursos de diversos estudantes da rede estadual de ensino, leitura de carta aberta, apresentação cultural, entre outros, emocionaram todos os presentes que estavam ali em memória da Cibele Passos Bezerra Lara, Maria da Penha Pereira de Melo Banhos, Flavia Amboss Merçon e Selena Sagrillo.
“Que essa tragédia possa fazer de nós um ser humano melhor. Que a gente possa olhar para o outro e entender quando o outro está precisando de nós. Todos que vivenciaram esse momento precisam ser lembrados e honrados da forma mais bonita que existe. Estudantes, vamos aprender a dialogar mais, a buscar os nossos direitos de forma mais humanizada. Aos pais, que possamos acompanhar, de fato, a vida dos nossos filhos. Esse é um momento de reflexão e de diálogo. A educação é a única arma que pode mudar o mundo. Entendemos que a escola é um lugar de socialização, troca de conhecimento, acolhimento e construção de um presente e futuro muito melhor para todos”, disse a secretária de Educação, Jenilza Spinassé.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, esteve também presente na cerimônia e falou sobre o momento de pesar. “O que temos neste momento são memórias muito tristes diante de tudo o que aconteceu aqui há duas semanas. Infelizmente, nós teremos que continuar a viver com a memória de fatos que não podemos mudar. Por isso, a cerimônia desta sexta-feira (16) é, simbolicamente, uma forma de tentar colocar essa memória no nosso coração e nossa mente, onde seja possível continuar caminhando com essa dor. Com essas palavras, nossa intenção é dar um sentido a mais a essa homenagem. Quero agradecer imensamente a todos os envolvidos nas ações que estão sendo realizadas para tentarmos seguir, apesar de todo o luto”, disse.
No final, os presentes receberam papel e caneta para registrar mensagens de amor, afeto, união e paz a toda comunidade escolar. Todas as mensagens foram afixadas no mural denominado de Memorial Afetivo.


Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Empodera Mais reúne empreendedoras em noite de troca, inspiração e valorização do protagonismo feminino
- 15ª Copa Nacional do Café de Futsal começa nesta quinta-feira (20)
- Comissão de Gestão Democrática (CGD) reúne presidentes das Comissões Eleitorais para alinhamento de diretrizes
- Último encontro do Programa Saúde na Escola (PSE) em 2025 é marcado por relatos de práticas exitosas
- 10ª Convocação do Edital n.º 001/2025- Farmácia Cidadã
- Município debate desafios e perspectivas da população em situação de rua em seminário no dia 27
- Prefeitura entrega obras históricas de pavimentação em Vila do Riacho
- Aldeias Córrego do Ouro e Comboios recebem reunião do PDM
- Aracruz conquista liderança no IAN 2025 e se destaca no ambiente de negócios do Espírito Santo
- Seminário conecta ciência e comunidade em Aracruz