Polo UAB de Aracruz promove seminário sobre infâncias e relações raciais

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed) - Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), promoveu no último dia 26, o seminário “Infâncias e Relações Raciais". O evento teve a participação do professor mediador Marcelo Loureiro Ucelli, doutorando em educação pela Ufes.
O Seminário objetivou promover momentos de reflexão, provocações e formação para a comunidade, principalmente, os estudantes das graduações e pós graduações da Ufes, Ifes e Unac que atuam no Polo UAB de Aracruz. Ele foi organizado pelo professor Marcelo, com apoio da Coordenadora do Polo Raldinéia Marin Sarmenghi e da pedagoga Louise Storni Vasconcelos de Abreu.
Nesse sentido, em um primeiro momento, Marcelo Ucelli realizou um apanhado histórico sobre as pessoas negras no Brasil, o racismo estrutural que está presente na sociedade brasileira e como as políticas públicas vêm sendo construídas para minimizar o preconceito histórico vivido por pessoas negras.
Em seguida, Marcelo provocou uma discussão e levantou questionamentos sobre os tipos de infâncias que existem e como cada uma delas vivencia e produz culturas, hábitos e tradições diferentes. Além disso, mostrou como crianças negras são expostas, em vários momentos, às práticas de violências, principalmente no ambiente familiar e escolar, onde passam a maior parte do tempo.
As estudantes Daniella Santiago, Bárbara Cristina da Silva Barros e Elissandra Cordeiro, que participaram do seminário, destacaram a importância do seminário, afirmando que as pessoas não devem se calar. “As pessoas não devem se calar diante de uma violência declarada, e ao identificá-la devem intervir imediatamente. O seminário trouxe reflexões muito pertinentes à nossa formação, profissão, etnia e gênero. Toda sociedade necessita de ações como essa para esclarecer sobre o racismo”.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)