Polo UAB de Aracruz promove seminário sobre crianças, violências e inclusão

A prefeitura de Aracruz, por meio Secretaria de Educação (Semed), em parceria com o Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), promoveu neste último sábado (27), o seminário “Crianças, violências e inclusão". O evento teve a participação dos professores convidados da Ufes, Alexandro Braga Vieira e Marluce Leila Simões Lopes, ambos doutores em educação.
O seminário teve como objetivo oferecer momentos de reflexão, provocações e formação para a comunidade, principalmente, os estudantes das graduações e pós graduações da Ufes, Ifes e Unac que atuam no Polo UAB do município.
Nesse sentido, em um primeiro momento, o professor doutor Alexandro Vieira trouxe para pauta a educação como um direito, sendo assim, a inclusão se faz uma necessária perspectiva de educação como um direito social, no qual se deve garantir alternativas para que exista mais do que igualdade, mas sim a equidade.
Em seguida, a professora doutora Marluce Lopes provocou uma discussão e levantou questionamentos sobre como as crianças aprendem pelo exemplo. Além disso, mostrou como são expostas, em vários momentos, muitas vezes sem perceber, as práticas de violências, principalmente no ambiente familiar e escolar, onde passam a maior parte do tempo.
Vale ressaltar que a professora Marluce já atuou na Rede Municipal de Ensino e trouxe vários exemplos e práticas relatadas em sua pesquisa de doutorado. O seminário foi organizado pelo professor mediador da especialização em prevenção às violências, promoção à saúde e cuidado integral, Marcelo Uceli e com apoio da coordenadora do Polo Raldinéia Marin Sarmenghi e da pedagoga Louise Storni Vasconcelos de Abreu.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Que tal curtir o feriado em Aracruz? Descubra o que fazer nos dias de descanso
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: 10ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Projeto Rio Doce Escolar desperta a consciência ambiental em estudantes do Cmei Tia Anastácia
- Agricultura promove visita técnica em Conceição da Barra na área da piscicultura
- Serviços essenciais são mantidos durante os feriados de Corpus Christi, ponto facultativo e São João Batista
- Oficinas de libras da Emef Professora Maria Inês Della Valentina fomentam a comunicação e a interação de aluno com deficiência auditiva
- Prefeitura vai realizar Consulta Pública sobre diagnóstico do Projeto Orla
- Festa da Grande Bela Vista acontece de 20 a 22 de junho
- SUAS: Aracruz avança na transformação digital com novo Sistema de Gestão
- Prefeitura inicia a semana com mais de 700 oportunidades de emprego: destaque para área industrial