Outubro Rosa: comunidade indígena realiza a Copa "Vem Com Elas" de Futebol Society

Você já viu uma partida de futebol onde a força feminina e a cultura indígena entram em campo juntas? Em comemoração do mês outubro rosa, Aracruz recebe edição Vem com Elas “Copa de Futebol Society Indígena”, reunindo mulheres em atividades do esporte, saúde e valorização cultural. A iniciativa é do Coletivo Vem Com Elas e conta com apoio do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Associação Indígena Tupinikim e Guarani (AITG), Associação Indígena Tupinikim de Caieiras Velha (AITCV), Instituto Indígena Cocar, Aba Oiepengatu e da secretaria de Turismo e Cultura (Semtur).
O torneio feminino vai muito além do meio campo. Ele é um ato de resistência, visibilidade e cuidado com a saúde das mulheres indígenas, promovendo não apenas o esporte, mas também a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
Seis equipes estarão em campo representando as aldeias Tupinikim e Guarani do território indígena de Aracruz. A programação inclui sorteios de brindes, pinturas corporais com grafismo indígena, apresentações culturais, mostra de artesanato e palestra sobre saúde da mulher.
A gestora de produção e integrante do coletivo, Vanessa Neves Coutinho, destaca o papel do esporte para a saúde integral das mulheres indígenas: “As atividades físicas previnem doenças crônicas, diabetes e melhoram a saúde mental, através da redução da ansiedade e depressão. Ainda fortalecem o vínculo cultural dentro do território, unindo nossas crenças, identidades e sororidade.”
Treinadora física e integrante do coletivo, Marcela Marculino, ressalta que a Copa Vem Com Elas representa muito mais que um torneio. “É um encontro de forças, em que mulheres de diferentes aldeias se unem, trazendo consigo a ancestralidade, a coragem e a garra da mulher indígena. Creio que não será um encontro no campo, ou apenas jogar o futebol: estarão reafirmando a identidade,a união e a certeza de que juntas somos ainda mais fortes”, explica.
O Coletivo Vem com Elas
Criado para atender as atividades físicas das mulheres indígenas, o Coletivo Vem Com Elas foi gerado por meio da roda de conversa e ações de promoção da saúde. A Copa promove o intercâmbio entre aldeias, a ocupação feminina dos espaços esportivos e a integração da cultura tradicional a práticas de cuidado e lazer.
SERVIÇO
Data: Sábado 25/10 - 07h às 17h,
Domingo 26/10 - 08h às 16h30.
Local: Área de festa da Aldeia Caieiras Velha (ao lado da Escola Municipal)
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Caminhada “Outubro Rosa” reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama
- Polo UAB prestigia mais uma cerimônia de colação de grau de seus estudantes
- Prefeitura apresenta projetos urbanísticos de Regularização Fundiária de loteamentos irregulares
- Consulta Pública para ampliação dos limites do Parque Natural Municipal do Aricanga tem início nesta segunda (20)
- Aracruz recebe Cidade Expo Inovadora nos dias 21 e 22 de outubro, na Faacz
- Formação: centenas de servidores participam da abertura da Semana de Capacitação
- Projeto Rio Doce Escolar: III Encontro da Rede de Educadores Ambientais (Erea) é marcado por emoção e belas exposições de trabalhos
- Santa Cruz será palco do Aracruz Sabores “Festival Frutos do Mar”
- Cerimônia marca a conclusão e certificação dos estudantes do curso preparatório Rumo ao Sucesso
- 2º Encontro “Ação pela Alfabetização” reforça compromisso com a qualidade da educação em Aracruz