Nossa Praia Acessível: Prefeitura de Aracruz promove primeiro banho assistido em 2026
“Quando entrei no mar, me senti livre”, relatou Alfredo Mokfienski, de 80 anos, que participou do primeiro banho assistido do projeto Nossa Praia Acessível, da temporada de verão 2026 em Aracruz. A ação aconteceu na manhã desta sexta-feira (09), na praia da Barra do Sahy e é uma realização da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Semesp), em parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur).
A iniciativa marcou um momento de inclusão, superação e liberdade, ao proporcionar o banho de mar com conforto e segurança. Esse é o propósito do projeto: permitir que pessoas com deficiência (PCD) ou com mobilidade reduzida, que muitas vezes não conseguem vivenciar momentos simples como um banho de mar, possam finalmente desfrutar dessa experiência.
“Tinha dois anos que eu não entrava no mar, e viver esse momento foi uma emoção enorme. Quando finalmente pude entrar na água, quase chorei, foi como se eu tivesse ressuscitado. Movimentei meus braços e pernas, me senti livre. Fiquei ainda mais feliz ao ver a alegria da minha esposa ao presenciar tudo isso”, comentou Alfredo Mokfienski.
Alfredo enfrenta dificuldades para andar desde 2024 e, desde então, não havia mais entrado no mar. Ele conta que sempre teve uma forte ligação com o oceano e gostava de velejar com frequência e sentia falta desse contato que sempre fez parte da sua vida.
Para Dorothy Mokfienski, esposa de Alfredo, o momento foi inesquecível. “Desde que meu marido passou a enfrentar dificuldades para andar, ele sempre pedia para ir à praia, mas nunca conseguimos porque achávamos que seria algo muito difícil. Foi a cuidadora dele quem nos falou sobre o programa, e então resolvemos experimentar. Fomos muito bem recebidos e acolhidos por todos, e viver isso foi extremamente emocionante para nós”, disse.
André Pereira Carvalho Corrêa, educador físico, comentou sobre a realização do projeto. “É uma experiência extremamente gratificante participar deste projeto. Há 10 anos à frente dessa iniciativa e, como profissional efetivo do município, é uma honra poder conduzir essa ação. Tudo começou quando a família do Marcos Vinícius, um jovem com deficiência, entrou em contato com a Prefeitura e nos apresentou o projeto. Infelizmente, ele não pôde ver o início de tudo, mas conseguimos dar continuidade e manter vivo o seu legado”.
Segundo o secretário da Semesp, Sérgio Faria de Azevedo, a ação vai além da acessibilidade e representa, sobretudo, um compromisso com a inclusão social. “Iniciativas como o Nossa Praia refletem o empenho da gestão em tornar a cidade mais humana e acolhedora, garantindo que todos possam usufruir dos espaços públicos e do direito ao lazer, especialmente no verão. É uma forma de promover dignidade, bem-estar, alegria e momentos de superação para os participantes e suas famílias”, destacou.
Nossa Praia Acessível
O projeto conta com uma estrutura adaptada e equipe capacitada para auxiliar os participantes no banho assistido com conforto e segurança. Durante esse período, cadeiras anfíbias e outros equipamentos especiais estarão à disposição para garantir que pessoas com mobilidade reduzida possam sentir a água e aproveitar a praia com apoio técnico e humano. As cadeiras possuem quatro flutuadores com apoio para braços e pés, além do quebra-ondas.
O projeto será realizado até 17 de fevereiro, com atividades às sextas, sábados e domingos, das 8h às 12h. Para utilizar, basta comparecer no local, não sendo necessário agendamento prévio.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde alerta que adesão à vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório entre gestantes ainda é baixa
- Nova lei proíbe pesca com traineiras no litoral capixaba
- Saúde publica classificação provisória do Processo Seletivo Interno - Edital n.º 001/2025
- Programação de verão anima praias de Aracruz neste final de semana
- Prefeitura de Aracruz institui Programa de Fortalecimento da Gestão Pública
- Janeiro Branco: Saúde reforça cuidado com a saúde mental e amplia rede de acolhimento no município
- Desenvolvimento Urbano realiza reunião on-line da quarta etapa da revisão do PDM
- Meio Ambiente destaca avanços do novo decreto de licenciamento ambiental em Aracruz
- Educação inicia cadastro e recadastramento do Passe Escolar para 2026
- Viveiro Municipal produz mais de 50 mil mudas durante 2025